Detalhes do Trabalho

Título PT-BR:

Avaliação Institucional: repercussões na qualificação de docentes no ensino superior

Autor:

Alves, Cleber Rocha.

Orientador:

Drª Neide Pena Cária

Titulação do Orientador:

Mestre

Curso:

Mestrado em Educação

Tipo de Trabalho:

Avaliação Institucional: repercussões na qualificação de docentes no ensino superior

Assunto:

Avaliação institucional. Sinaes. Qualificação docente. Qualidade de educação. Ensino superior.

Ano de Defesa:

2018

Biblioteca:

Unidade Fátima

Área de Concentração:

Educação

Linha de Pesquisa:

Práticas Educativas e Formação do Profissional Docente

Resumo:

Esta pesquisa para dissertação do mestrado em educação investiga sobre a avaliação institucional no ensino superior com foco na qualificação docente, tomando como ponto de partida mais de uma década do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes). O Sinaes foi criado pela Lei n° 10.861, de 14 de abril de 2004, sendo operacionalizado por um conjunto de instrumentos como: autoavaliação, avaliação externa e Enade. A utilização desses instrumentos de informação possibilita por meio da utilização de seus resultados apresentar um panorama da qualidade dos cursos e instituições de educação superior do País. Essas informações devem ser utilizadas pelas Instituições de Educação Superior para orientação da sua eficácia institucional e efetividade acadêmica e social. Tomou-se como locus de pesquisa dois cursos de graduação de Administração de duas Instituições de Ensino Superior (IES), privadas, com funcionamento no período noturno, localizadas no sul de Minas Gerais as quais fazem parte de um grupo educacional composto por outras IES distribuídas em outros estados do Brasil. Adotou-se a hipótese de que a avaliação incentiva a qualificação do professor do ensino superior e isso vai repercutir no seu desenvolvimento profissional docente. Foi questionado se a avaliação institucional melhora a qualificação dos professores no ensino superior e como ela pode interferir na sua busca por formação e na qualidade de seu trabalho docente. Adotou-se como objetivo central investigar as contribuições do processo de avaliação institucional para a melhoria da qualificação dos profissionais que atuam na docência do ensino superior e como têm se manifestado essas contribuições, na voz dos docentes e nos referenciais do MEC. A abordagem de pesquisa utilizada é quanti-qualitativa, utilizando o método misto. Foi utilizada a pesquisa de campo, com aplicação de questionário misto, aos docentes das duas instituições selecionadas, e a pesquisa documental em legislação e no Censo 2016. A pesquisa revelou que a avaliação institucional é um processo que subsidia e procura sustentar o desenvolvimento da gestão da qualidade da educação superior e que a qualidade da educação passa, necessariamente, pela qualificação dos profissionais da educação. Constatou-se que a avaliação institucional tem contribuído para a melhoria da qualificação docente e que qualificação pode contribuir com a melhoria da qualidade da educação, considerando os indicadores do Sinaes e os conceitos atribuídos em avaliações de instituições e cursos.

Palavras-Chave PT-BR:

Avaliação institucional. Sinaes. Qualificação docente. Qualidade de educação. Ensino superior.

Palavras-Chave EN:

Institutional evaluation. Sinaes. Teacher qualification. Quality of education. Higher education.