Detalhes do Trabalho

Título PT-BR:

O papel do tutor na Educação a Distância

Autor:

VILLELA, Ana Paula.

Orientador:

Prof.ª Dra. Vânia dos Santos Mesquita

Titulação do Orientador:

Mestre

Curso:

Mestrado em Educação

Tipo de Trabalho:

O papel do tutor na Educação a Distância

Assunto:

EaD, tutor a distância, estudo de caso, abordagem quanti-qualitativa

Ano de Defesa:

2018

Biblioteca:

Unidade Fátima

Área de Concentração:

Educação

Linha de Pesquisa:

Língua e Ensino

Resumo:

O tutor é um profissional que sempre esteve presente no contexto da Educação a Distância no Brasil, sendo responsável pela mediação no processo de ensino e aprendizagem, criando possibilidades para que o aluno desenvolva seu conhecimento. Este estudo objetivou investigar as atribuições e o papel do tutor na Educação a Distância. Pretendeu-se discutir aspectos relevantes de sua atuação na tutoria com a finalidade de construir subsídios para a estruturação de parâmetros que possam auxiliar as instituições educacionais na compreensão das ações de seus tutores. Como metodologia utilizou-se a abordagem quanti-qualitativa, por meio de um estudo de caso. Os participantes foram os 59 tutores a distância de cursos EaD oferecidos por uma instituição pública de ensino, localizada no sul de Minas Gerais. Esses tutores responderam a um questionário on-line com 21 questões fechadas e sistematizadas em grupos de perguntas: perfil do tutor a distância, formação do tutor, condições de trabalho, ações na tutoria, avaliação e satisfação, além da proatividade. Os resultados mostram que há um maior número de mulheres atuando como tutoras; a maioria dos respondentes desempenha outra atividade profissional ou acadêmica além da tutoria e relata ter recebido qualificação para atuar em cursos EaD. As ferramentas mais utilizadas para a interação e mediação são o fórum, e-mail, whatsApp e chat. As ações na tutoria mais frequentes relatadas pelos tutores são as de estímulo ao aprofundamento de conteúdos, fornecer informações acerca de recursos adicionais para os alunos, manter contato no início do curso para esclarecer a didática empregada e animar os estudantes com palavras de incentivo. O desinteresse do aluno e a sobrecarga de trabalho são apontados como elementos restritivos na atuação na tutoria, ao passo que a flexibilidade de horário aparece como um elemento facilitador. Após este estudo, pode-se concluir que o papel do tutor deve ser compreendido como o conjunto de condições indispensáveis para que ocorra o processo de ensino e aprendizagem à distância. As ações desse profissional colaboram para a concretização dos objetivos dos cursos EaD. Contudo, sua atuação chega a extrapolar as atribuições compostas em documentos legais.

Palavras-Chave PT-BR:

EaD, tutor a distância, estudo de caso, abordagem quanti-qualitativa

Palavras-Chave EN:

e-learning, distance tutor, case study, quantitative-qualitative approach