Detalhes do Trabalho

Título PT-BR:
Gestos de ensino-aprendizagem entre os sujeitos e o conhecimento nos processos de escrita - Ensino fundamental e médio.

Autor:
BORBA, Maraísa Rodrigues da Silva.

Orientador:
Prof.ª Dr.ª Maria Onice Payer

Titulação do Orientador:
Doutor

Curso:
Doutorado em Ciências da Linguagem

Tipo de Trabalho:
Gestos de ensino-aprendizagem entre os sujeitos e o conhecimento nos processos de escrita - Ensino fundamental e médio.

Assunto:
Análise do Discurso. Escrita. Gestos de Ensino. Sujeito. Conhecimento.

Ano de Defesa:
2018

Biblioteca:
Unidade Fátima

Área de Concentração:
Linguagem e Sociedade

Linha de Pesquisa:
Análise de discurso

Resumo:
Essa pesquisa aborda a temática dos gestos de ensino, na relação entre os sujeitos e o conhecimento no processo de ensino e aprendizagem no espaço escolar. Vinculada à linha de pesquisa, Língua e Ensino, toma como objeto de análise os gestos de ensino, mais precisamente o processo de significação da materialidade da escrita. Tais gestos de ensino foram pensados como algo mais amplo no processo de ensino e aprendizagem, como parte fundamental do processo de inscrição dos sujeitos no conhecimento, como saber acumulado pela sociedade. Processo no qual a produção e os deslocamentos de sentido por parte do sujeito aluno, bem como do sujeito professor, através da escrita, são fundamentais. Assim, a presente tese objetiva responder à seguinte pergunta de pesquisa: como é possível aos sujeitos envolvidos no processo de ensino e aprendizagem reconhecer a materialidade da escrita, no sentido de notar o seu funcionamento como parte da produção de sentidos no espaço escolar, e como tal funcionamento desdobra-se em outros processos de significação mais amplos que advêm dessa materialidade? Baseada na teoria, reflexões e pesquisas sobre a intrínseca relação entre a língua e o ensino no campo da Análise do Discurso, o objeto da pesquisa foi configurado, sobretudo, a partir da compreensão, mobilização e análises das noções teóricas de materialidade da língua, inscrição do sujeito nos sentidos, dos processos de identificação e subjetivação, da memória discursiva que perpassa os dizeres, da relação entre os processos da linguagem, principalmente a escrita, e os gestos de ensino. A metodologia empregada nessa tese constituiu-se no campo da Análise do Discurso, da análise de um corpus experimental desenvolvido pela pesquisadora no campo do ensino. A montagem do corpus foi composta através da idealização, proposição e realização de processos e gestos de ensino envolvendo a escrita - bem como a leitura - entre os sujeitos: a coordenadora de ensino, que é também pesquisadora autora dessa tese, os professores e alunos de uma escola privada, localizada no Sul de Minas Gerais. A montagem desse corpus ocorreu através de um dispositivo que envolveu trabalho de ensino e análises discursivas, concomitantes, em que a expansão da compreensão da linguagem pela pesquisadora e pelos professores - expansão que envolveu leitura de textos da área da análise de discurso - integrou-se ao ensino. Desse modo, as análises desenvolvidas tomaram em consideração de modo crucial o processo desse trabalho com gestos de ensino e os sentidos que se produziram ao longo da relação entre os sujeitos, conforme é longamente descrito/interpretado pela pesquisadora. Além disso, fazem parte do corpus os materiais de linguagem produzidos nesse processo: produções escritas, entrevistas, comentários de leituras literárias e produções artísticas. Os resultados indicam que as pesquisas e teorizações no campo da Análise do Discurso contribuem para a compreensão da materialidade da escrita - além de outras materialidades que podem ser produzidas através dela, tais como imagens e apresentações orais - e para a produção de gestos de ensino outros, que podem ser relevantes à inscrição dos sujeitos no conhecimento, no processo do ensino-aprendizagem, nesse caso, no Ensino Fundamental e Médio.

Palavras-Chave PT-BR:
Análise do Discurso. Escrita. Gestos de Ensino. Sujeito. Conhecimento.

Palavras-Chave EN:
Discourse Analysis. Writing. Teaching motions. Subject. Knowledge