Detalhes do Trabalho

Título PT-BR:
Legislação e Escola Laica: O (contra)dito

Autor:
AZEVEDO, Ellissa Castro Caixeta de.

Orientador:
Prof. Dr. Newton Guilherme Vale Carrozza.

Titulação do Orientador:
Doutor

Curso:
Doutorado em Ciências da Linguagem

Tipo de Trabalho:
Legislação e Escola Laica: O (contra)dito

Assunto:
Legislação brasileira. 2. País laico. 3. Escola laica.

Ano de Defesa:
2018

Biblioteca:
Unidade Fátima

Área de Concentração:
Linguagem e Sociedade

Linha de Pesquisa:
Análise de discurso

Resumo:
Este trabalho procura analisar como a legislação brasileira veio difundindo os ideais de um país laico na história da educação. Procurou-se fazer um percurso de compreensão que se inicia com os sentidos de laico para o senso comum e para a Filosofia, passando pela exposição de processos de significação de importantes movimentos como o Iluminismo, a Revolução Francesa, a Revolução Industrial e o Estado Novo que influenciaram a reforma educacional do Brasil e que reverberam, não só na legislação nacional desde a sua concepção até a sua materialização, mas também nos espaços escolares, na atuação docente, nos vazios, nos silêncios, nas diferenças entre os cidadãos dentre outros aspectos. A partir daí, passou-se às análises, tendo como dispositivos teóricos e analíticos a Análise de Discurso francesa originária de Michel Pêcheux e das ideias de Eni Orlandi, que procuraram expor a opacidade dos textos das Constituições brasileiras e das Leis de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, evidenciando alguns (contra)ditos postos em circulação por tais documentos.

Palavras-Chave PT-BR:
Legislação brasileira. 2. País laico. 3. Escola laica.

Palavras-Chave EN:
Brazilian legislation. 2. Laic Country . 3. Laic school