Detalhes do Trabalho

Título PT-BR:

Há uma luz no fim do copo? Uma análise semântico-histórica do corpo feminino no discurso midiático cervejeiro no Brasil

Autor:

Sousa,Tatiana Barbosa de

Orientador:

Profa. Dra. Débora Raquel Hettwer Massmann

Titulação do Orientador:

Doutor

Curso:

Doutorado em Ciências da Linguagem

Tipo de Trabalho:

Há uma luz no fim do copo? Uma análise semântico-histórica do corpo feminino no discurso midiático cervejeiro no Brasil

Assunto:

Semântica Histórica da Enunciação; Corpo; Mulher; Mídia Cervejeira; Enunciação.

Ano de Defesa:

2018

Biblioteca:

Unidade Fátima

Área de Concentração:

Linguagem e Sociedade

Linha de Pesquisa:

Análise de discurso

Resumo:

Na veiculação de mídias cervejeiras no Brasil, a designação de mulher tal como enunciada, apresenta-se como uma estratégia de publicização e identificação da marca junto a seus consumidores e adquire sentidos constituídos no funcionamento enunciativo, que é político e histórico. Propomos nesta tese, sobretudo, um estudo semântico-enunciativo que vislumbra a compreensão do funcionamento da utilização do corpo, especialmente o corpo da mulher, em propagandas do setor cervejeiro brasileiro que, ao garantir a identificação consumidor/marca, convence um público específico para a compra de seu produto. Para tanto, suportados pelos pressupostos teóricos da Semântica Histórica da Enunciação, teoria em que a análise dos sentidos é considerada a partir do acontecimento enunciativo (GUIMARAES, 2005), traçamos um percurso que aborda, pela relação elencada com nosso corpus de estudo, o discurso midiático cervejeiro; a questão da enunciação em mídias específicas que nos permitem analisar como os enunciados relacionados ao não verbal das propagandas cervejeiras fazem ecoar a memória, (re)significando esse discurso, ou seja, dando a ele (novo) sentido. Esta investigação não é apenas uma abordagem teórica, mas constitui-se, especialmente, por meio das análises desenvolvidas, que nos levam para além das significações das palavras e nos convidam à análise constitutiva da exterioridade do texto, ou seja, o não verbal utilizado no corpus de análise, ponto que trazemos como contribuição para a teoria em que nos inscrevemos: um olhar específico para a linguagem não verbal como elemento constitutivo do processo de produção de sentidos. Nosso corpus é formado por propagandas cervejeiras brasileiras que circularam no ano de 2017, período em que observamos uma tentativa de deslocamento na maneira de se dizer/mostrar a relação mulher x cerveja. Além dessas, fez-se necessário apresentar propagandas veiculadas na década de 1950, bem como a primeira propaganda cervejeira, de 1891, para observamos uma possível diferença na relação da enunciação mulher e cerveja nos diferentes períodos. Identificamos, nas peças analisadas, uma recorrência do modo de se enunciar o produto anunciado, a cerveja, relacionando-a ao corpo da mulher, para que essa mulher seja significada no meio cervejeiro, atribuindo características ao produto cerveja. Assim, traçamos uma delimitação teórica e analítica que nos permite entender como os pilares em que se fundamentam a construção social de nosso país, essencialmente patriarcal, corroboram para a sustentação de enunciações predominantemente machistas ao longo de nossa história como civilização. Esse modo de enunciar mulher contribui para que o discurso midiático cervejeiro seja veiculado e alcance o objetivo mercadológico pretendido pelas indústrias cervejeiras, a venda de seu produto. Todo o percurso de estudo apresentado tem o intuito de fundamentar as nossas descrições na construção dos DSDs propostos, para que possamos buscar a significação de/sobre mulher nessas propagandas, como suporte e diretriz de nossas interpretações. Nossas conclusões nos levam a compreender que, embora exista uma necessidade atual, tanto mercadológica quanto social da mudança do modo de enunciar a mulher nas mídias cervejeiras, o eco de sentidos a partir de um imaginário já estabilizado – patriarcal e machista - funciona em cada uma dessas mídias. Como significação da mulher nas mídias cervejeiras, encontramos que há ainda um dizer que resulta em depreciá-la e inferiorizá-la em relação ao público masculino no funcionamento semântico-enunciativo; isso porque é pelo corpo da mulher que a marca se constitui como marca identificada por seus consumidores e faz com que esses se fidelizem a ela; a mulher na publicidade é a “cara da marca”. Isso porque, as enunciações têm um modo de dizer da cerveja e do corpo feminino que nos remete a identificá-los (corpo e cerveja) como um mesmo objeto (a ser consumido) nas peças que analisadas.

Palavras-Chave PT-BR:

Semântica Histórica da Enunciação, Corpo, Mulher, Mídia Cervejeira, Enunciação.

Palavras-Chave EN:

Enunciation Historical Semantics, Body, Woman, Beer Media, Enunciation