Detalhes do Trabalho

Título PT-BR:

As campanhas publicitárias e a materialidade do discurso neoliberal do/no ensino superior privado

Autor:

Pereira, Guilherme Marques

Orientador:

Prof. Dr. Newton Guilherme Vale Carrozza.

Titulação do Orientador:

Doutor

Curso:

Doutorado em Ciências da Linguagem

Tipo de Trabalho:

As campanhas publicitárias e a materialidade do discurso neoliberal do/no ensino superior privado

Assunto:

Vestibular. Publicidade. Neoliberalismo. Ensino Superior. Análise de Discurso.

Ano de Defesa:

2018

Biblioteca:

Unidade Fátima

Área de Concentração:

Linguagem e Sociedade

Linha de Pesquisa:

Análise de discurso

Resumo:

A partir da década de 90, o neoliberalismo passou a tomar conta das políticas educacionais e da educação no ensino superior. Esta ocasião foi marcada pela privatização da educação pública por parte do Estado. A partir de então, a educação superior vem sendo compreendida como um negócio regido pela economia globalizada, pelo mercado e pautado no consumo. Instalou-se, a partir de então, uma cultura neoliberal da mercantilização da educação, caracterizada por um conteúdo fundamentado na produtividade. Com a privatização chegou a demanda pela expansão de mercado e, nos dias de hoje, a realidade é marcada pela acirrada competitividade entre as instituições de ensino superior (IES) privadas, onde a oferta (por meio de campanhas de vestibular) é grande, e a demanda também – o que motivou e motiva as IES privadas a investirem em campanhas publicitárias. Desta forma, objetivamos, nesta tese, por meio dos dispositivos teóricos e analíticos da Análise de Discurso, compreender o processo de produção dos diferentes sentidos das campanhas publicitárias de vestibular que elegemos como corpus de análise, observando a relação entre as palavras e imagens, entre os slogans e marcas que constroem um discurso neoliberal. Desse modo, buscamos analisar o funcionamento deste mesmo discurso, entretanto, materializados em outdoors (espaços urbanos) e em sites institucionais (espaço digital) de 5 IES privadas do Sul de Minas Gerais. Tais materialidades foram usadas como recortes. A constituição de corpus e recortes se justificou, pois, a publicidade é assumida como uma determinante de imaginários possíveis e está diretamente ligada ao consumo. Ela se configura como forma material para o modo de dizer do consumo. Os efeitos do consumo e da publicidade se sobrepõem. Concluímos que as campanhas de vestibular, em que circula um discurso neoliberal, lançam as IES privadas enquanto produtos (mercadorias) para serem consumidos, enquanto garantia de sucesso e realização pessoal, de inserção no mundo globalizado e tecnológico e no mercado de trabalho. As campanhas publicitárias produzem sentidos de sujeitos (consumidores), sendo que uma das formas desse funcionamento se dá nas representações das imagens e dos slogans que nelas circulam.

Palavras-Chave PT-BR:

Vestibular. Publicidade. Neoliberalismo. Ensino Superior. Análise de Discurso.

Palavras-Chave EN:

Vestibular. Publicity. Neoliberalism. Higher education. Discourse Analysis