Detalhes do Trabalho
Título PT-BR:
Discurso E Ensino: As Leis Nº 10.639/03 E 11.645/08 no livro didático de História
Autor:
CASTANHEIRA, Cássio Silva.
Orientador:
Profª. Dra. Andrea Silva Domingues
Titulação do Orientador:
Doutor
Curso:
Doutorado em Ciências da Linguagem
Tipo de Trabalho:
Discurso E Ensino: As Leis Nº 10.639/03 E 11.645/08 no livro didático de História
Assunto:
Discurso. Ensino. Livro Didático. Memória Discursiva.
Ano de Defesa:
2018
Biblioteca:
Unidade Fátima
Área de Concentração:
Linguagem e Sociedade
Linha de Pesquisa:
Análise de discurso
Resumo:
Esta pesquisa tem como proposta analisar a coleção de livros didáticos “História – Sociedade & Cidadania”, indicada para as últimas séries do Ensino Fundamental e adotado pelas Escolas Estaduais da cidade de Bom Sucesso – MG. O principal objetivo deste estudo é perceber e discutir o discurso histórico que se refere à obrigatoriedade do ensino da cultura africana e afro-brasileira e indígena, a partir da Lei 10.639/03 e 11.645/08, bem como se é reproduzida em salas de aulas da escola pública. Ao analisar os conteúdos e imagens contidas nos livros didáticos observamos uma representação de discursos e silenciamentos, na qual os povos africanos e indígenas ocupam uma posição sujeito de coadjuvantes. Metodologicamente realizamos uma análise do corpus documental, composto por textos escritos e imagens, que estão contidos na coleção de livros didáticos “Histórica – Sociedade & Cidadania” indicado para as últimas séries do Ensino Fundamental e das Leis 10.639/03 e 11.645/08. Para tal intento buscamos mecanismos de análise de explicar como tais discursos, construídos ideologicamente se materializam pela/na linguagem na constituição do processo identitário do sujeito aluno e do sujeito educador das Escolas Estaduais, da cidade do Bom Sucesso – MG, sempre filiados teoricamente e metodologicamente à Análise de Discurso.
Palavras-Chave PT-BR:
Discurso. Ensino. Livro Didático. Memória Discursiva.
Palavras-Chave EN:
Speech. Teaching. Textbook. Discursive memory