Detalhes do Trabalho

Título PT-BR:

O Discurso da Inclusão: Educação Especial no Esporte e suas Práticas Pedagógicas

Autor:

SOUSA, Tatiane Freitas de.

Orientador:

Dr.ª Renata Chrystina Bianchi de Barros

Titulação do Orientador:

Doutor

Curso:

Doutorado em Ciências da Linguagem

Tipo de Trabalho:

O Discurso da Inclusão: Educação Especial no Esporte e suas Práticas Pedagógicas

Assunto:

Educação especial, Inclusão, Discurso.

Ano de Defesa:

2018

Biblioteca:

Unidade Fátima

Área de Concentração:

Linguagem e Sociedade

Linha de Pesquisa:

Análise de discurso

Resumo:

A presente tese propõe uma reflexão sobre o discurso da inclusão, analisando suas práticas pedagógicas na educação especial no esporte. Sabe-se que até há pouco tempo a educação de com deficiência era realizada em instituições ou escolas de ensino especializadas, configurando um sistema paralelo de ensino conhecido como Educação Especial. Esta chamada Educação Especial era orientada por profissionais que se especializavam no atendimento das necessidades educacionais especiais apresentadas por cada indivíduo. Hoje, com as mudanças políticas e sociais de inclusão, as com deficiência conquistaram o direito constitucional à educação, passando a ter garantia de acesso e permanência nos ambientes regulares de ensino juntamente com as demais pessoas que vierem a frequentar a rede de educação básica e educação superior pública ou privada. Percebe-se que a Educação Especial tem se tornado um desafio no âmbito escolar exigindo constantes mudanças e adaptações, seja na concepção de inclusão, seja nas metodologias e didáticas para a superação da exclusão. Dessa maneira, o esporte, praticado na disciplina de Educação Física, que se apresenta como uma área que envolve o outro, a coletividade, o companheirismo, o envolvimento e a participação, torna-se um grande aliado que pode auxiliar na produção de espaços para a inclusão de crianças, adolescentes e jovens com deficiência. Para que todo esse processo de inclusão aconteça é necessário que as práticas pedagógicas de conscientização, cooperação e coletividade, tão praticadas no esporte, sejam ressignificadas na educação especial e que aconteçam de modo que superem os discursos e teorias fundamentalistas e vazias. Dessa forma, esta pesquisa tem por finalidade apresentar uma releitura e um reposicionamento sobre a educação especial no esporte e suas práticas pedagógicas, tendo como objetivo demonstrar as implicações ideológicas que envolvem os discursos políticos contemporâneos educacionais, ou seja, a Política de Inclusão. A Educação Especial na Rede Estadual de Ensino de Minas Gerais está ganhando novos significados.

Palavras-Chave PT-BR:

Educação especial, Inclusão, Discurso.

Palavras-Chave EN:

Special education, Inclusion, Discurse.