Detalhes do Trabalho
Título PT-BR:
Processos de produção de sentido de “Novo Ensino Médio” na/pela Mídia: Educação e Trabalho
Autor:
Silva, Tamyres Cecília
Orientador:
Prof.ª Drª. Juciele Pereira Dias.
Titulação do Orientador:
Mestre
Curso:
Mestrado em Ciências da Linguagem
Tipo de Trabalho:
Processos de produção de sentido de “Novo Ensino Médio” na/pela Mídia: Educação e Trabalho
Assunto:
Análise de Discurso. Novo Ensino Médio. Educação. Trabalho. Mídia.
Ano de Defesa:
2018
Biblioteca:
Unidade Fátima
Área de Concentração:
Linguagem e Sociedade
Linha de Pesquisa:
Linguagem, Conhecimento e suas Tecnologias
Resumo:
Filiados à Análise de Discurso, na perspectiva teórico-metodológica de Michel Pêcheux e de Eni Orlandi, esta pesquisa tem como objetivo compreender como são instituídos determinados sentidos e não outros em políticas públicas para o Ensino Médio, ou seja, na circulação nas/pelas leis e das reformas na atualidade sobre a formação de jovens para o (mercado de) trabalho. As principais noções trabalhadas em Análise de Discurso são: discurso, ideologia, interpretação e circulação. Assim, analisamos as relações entre educação e trabalho nas propostas de Reforma do Ensino Médio e que são postas em evidência pelas propagandas veiculadas na televisão, Internet e propagada pelo governo como benéficas e aceitas pela sociedade. O corpus de análise é composto por recortes das propagandas do “Novo” Ensino Médio, do Governo Temer, disponíveis de 6 de junho de 2017 até os dias atuais no canal do Ministério da Educação, no Youtube, recortes presentes na Lei 13.415 de 16 de Fevereiro de 2017, conhecida como Lei da Reforma do Ensino Médio, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação e a pesquisa IBOPE a respeito da implantação do “Novo Ensino Médio”. É da posição sujeito analista de discurso que analisamos como são produzidos os sentidos que se inscrevem na denominação “Novo Ensino Médio” e também problematizando como esses sentidos estão em relação ao texto da legislação, sendo postos em circulação na mídia. Nos recortes produzidos da lei e das propagandas, temos evidenciado que as mudanças são benéficas e atingirão a “todos” os estudantes, “todas” as escolas, e direcionarão o estudante à capacitação técnica, preparando-o para a vida que o espera após a conclusão do Ensino Médio. Descrevemos também como é percebida a participação e interesse paralelo das empresas neste cenário, uma vez que para elas é interessante e positivo que os jovens saiam capacitados das escolas para ingressarem no mercado de trabalho.
Palavras-Chave PT-BR:
Análise de Discurso. Novo Ensino Médio. Educação. Trabalho. Mídia.
Palavras-Chave EN:
Discourse Analysis. New High School. Education. Job. Media