Detalhes do Trabalho
Título PT-BR:
A MATEMÁTICA (NÃO) É UMA DISCIPLINA DIFÍCIL E (NEM TAMPOUCO) UMA CIÊNCIA EXATA: derivas de sentidos dos alunos do Ensino Médio
Autor:
DINIZ JUNIOR, Francisco Fabiano.
Orientador:
Profa. Dra. Eni de Lourdes Puccinelli Orlandi
Titulação do Orientador:
Mestre
Curso:
Mestrado em Ciências da Linguagem
Tipo de Trabalho:
A MATEMÁTICA (NÃO) É UMA DISCIPLINA DIFÍCIL E (NEM TAMPOUCO) UMA CIÊNCIA EXATA: derivas de sentidos dos alunos do Ensino Médio
Assunto:
Matemática. Ciência. Disciplina. Sentidos. Análise de Discurso.
Ano de Defesa:
2018
Biblioteca:
Unidade Fátima
Área de Concentração:
Linguagem e Sociedade
Linha de Pesquisa:
Língua e Ensino
Resumo:
Ao longo dos tempos, a Matemática vem construindo uma história em que protagoniza um duplo papel de vilã: o de uma ciência exata (pronta e acabada) e de uma disciplina difícil (temida e dotada de reprovações e resultados frustrantes). Percebe-se, aí, a implicação de uma prática intelectual, passível de falhas em seus sentidos e de interpretações múltiplas, de distintas formações discursivas, prática constituída pela ideologia. Em relação ao seu ensino como disciplina, especificamente, no Ensino Médio, os resultados negativos de provas avaliativas que medem a qualidade de ensino se concentram nesta disciplina. Desta forma, a proposta da referida dissertação se resume em buscar, à luz da Análise de Discurso, o funcionamento de sentidos do que se considera ‘uma disciplina difícil’ e de uma ‘ciência exata’, e compreender o que funciona nos discursos dos alunos deste nível de ensino. Para tanto, as aulas de Matemática para o Ensino Médio de uma escola particular são tomadas como corpus de pesquisa, bem como as produções dos alunos, a partir das atividades desenvolvidas nas aulas de Matemática foram recortes de análises. Por meio de tais análises, compreendemos que o sentido da Matemática, como uma ciência exata, desliza-se para uma ciência lógica e dedutiva, ao mesmo passo que se desloca para uma ciência útil, interpretável, questionável, passiva de experimentos. E que a Matemática como disciplina difícil, funciona como aquilo que o aluno não consegue interpretar, desvendar, porque não sabe ou não compreende seus conteúdos e saberes. Concluiu-se que, os sentidos da ciência exata e da disciplina difícil silenciam os arcaicos processos de ensino-aprendizagem, a comodidade e a resistência por parte do sistema educacional e dos alunos em adotar novas metodologias, em transpor as propostas das reformas dos currículos do Ensino Médio e a busca pela qualidade de seu processo de ensino.
Palavras-Chave PT-BR:
Matemática. Ciência. Disciplina. Sentidos. Análise de Discurso.
Palavras-Chave EN:
Mathematics. Science. Discipline. Senses. Discourse Analysis.