Detalhes do Trabalho

Título PT-BR:

POLÍTICAS PÚBLICAS DE EDUCAÇÃO NOS ESPAÇOS POLÍTICO-SIMBÓLICOS ADMINISTRATIVO E ESCOLAR: ANÁLISE DOS DISCURSOS DO E SOBRE O ÍNDICE DE DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO BÁSICA (IDEB).

Autor:

Alves, Márcia da Conceição Pereira

Orientador:

Prof. Dr. Guilherme Carrozza.

Titulação do Orientador:

Mestre

Curso:

Mestrado em Ciências da Linguagem

Tipo de Trabalho:

POLÍTICAS PÚBLICAS DE EDUCAÇÃO NOS ESPAÇOS POLÍTICO-SIMBÓLICOS ADMINISTRATIVO E ESCOLAR: ANÁLISE DOS DISCURSOS DO E SOBRE O ÍNDICE DE DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO BÁSICA (IDEB).

Assunto:

1. Ideb. 2. Política. 3. Político. 4. Educação. 5. Estado.

Ano de Defesa:

2017

Biblioteca:

Unidade Fátima

Área de Concentração:

Linguagem e sociedade

Linha de Pesquisa:

Análise de discurso

Resumo:

O presente trabalho de tese visa compreender, a partir da análise dos discursos “do” e “sobre” o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), as políticas públicas de educação em funcionamento nos espaços administrativo e escolar, considerados por nós como espaços político-simbólico administrados pelo Estado. Construímos como material de análise textos produzidos pelo Estado (discurso do Ideb) e dizeres de profissionais da educação básica (discurso sobre o Ideb), tomando esses materiais como objetos simbólicos a partir da perspectiva teórica e metodológica da Análise de Discurso (AD) desenvolvida por Eni Orlandi e outros pesquisadores no Brasil, sob a luz dos estudos de Michel Pêcheux realizados na França. Nos move, neste trabalho, compreender como os sentidos da qualidade da educação básica estão funcionando no corpus e como os efeitos de sentidos sobre o Ideb estão sendo produzidos e circulando socialmente, determinando um lugar próprio de significação para a educação no país. Exercitar o batimento entre a descrição e a interpretação, pela análise dos discursos “do” e “sobre” o Ideb, mostra o funcionamento do pré-construído e das relações de posição-sujeito [em sua materialidade] em funcionamento nas políticas públicas de educação e nos espaços político-simbólico administrativo e escolar do Estado. A montagem simbólica do Ideb retoma as discursividades postas em funcionamento pelo modelo de economia vigente e se sustenta por uma discursividade jurídica que, ao mesmo tempo em que transforma o cidadão em um cliente dos serviços educacionais de qualidade, o coloca em uma deriva, dada pela ausência destes serviços. A tensão decorrente desse jogo, que inclui relações de poder e disputa por sentidos, evidencia a construção do efeito de evidência de realidade do Ideb, em uma instância de lutas e confrontos simbólicos e políticos, próprios da contemporaneidade.

Palavras-Chave PT-BR:

1. Ideb. 2. Política. 3. Político. 4. Educação. 5. Estado.

Palavras-Chave EN:

Ideb. Policy. Political. Education. State.