Detalhes do Trabalho
Título PT-BR:
POLÍTICAS PÚBLICAS DE EDUCAÇÃO NOS ESPAÇOS POLÍTICO-SIMBÓLICOS ADMINISTRATIVO E ESCOLAR: ANÁLISE DOS DISCURSOS DO E SOBRE O ÍNDICE DE DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO BÁSICA (IDEB).
Autor:
Alves, Márcia da Conceição Pereira
Orientador:
Prof. Dr. Guilherme Carrozza.
Titulação do Orientador:
Mestre
Curso:
Mestrado em Ciências da Linguagem
Tipo de Trabalho:
POLÍTICAS PÚBLICAS DE EDUCAÇÃO NOS ESPAÇOS POLÍTICO-SIMBÓLICOS ADMINISTRATIVO E ESCOLAR: ANÁLISE DOS DISCURSOS DO E SOBRE O ÍNDICE DE DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO BÁSICA (IDEB).
Assunto:
1. Ideb. 2. Política. 3. Político. 4. Educação. 5. Estado.
Ano de Defesa:
2017
Biblioteca:
Unidade Fátima
Área de Concentração:
Linguagem e sociedade
Linha de Pesquisa:
Análise de discurso
Resumo:
O presente trabalho de tese visa compreender, a partir da análise dos discursos “do” e “sobre” o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), as políticas públicas de educação em funcionamento nos espaços administrativo e escolar, considerados por nós como espaços político-simbólico administrados pelo Estado. Construímos como material de análise textos produzidos pelo Estado (discurso do Ideb) e dizeres de profissionais da educação básica (discurso sobre o Ideb), tomando esses materiais como objetos simbólicos a partir da perspectiva teórica e metodológica da Análise de Discurso (AD) desenvolvida por Eni Orlandi e outros pesquisadores no Brasil, sob a luz dos estudos de Michel Pêcheux realizados na França. Nos move, neste trabalho, compreender como os sentidos da qualidade da educação básica estão funcionando no corpus e como os efeitos de sentidos sobre o Ideb estão sendo produzidos e circulando socialmente, determinando um lugar próprio de significação para a educação no país. Exercitar o batimento entre a descrição e a interpretação, pela análise dos discursos “do” e “sobre” o Ideb, mostra o funcionamento do pré-construído e das relações de posição-sujeito [em sua materialidade] em funcionamento nas políticas públicas de educação e nos espaços político-simbólico administrativo e escolar do Estado. A montagem simbólica do Ideb retoma as discursividades postas em funcionamento pelo modelo de economia vigente e se sustenta por uma discursividade jurídica que, ao mesmo tempo em que transforma o cidadão em um cliente dos serviços educacionais de qualidade, o coloca em uma deriva, dada pela ausência destes serviços. A tensão decorrente desse jogo, que inclui relações de poder e disputa por sentidos, evidencia a construção do efeito de evidência de realidade do Ideb, em uma instância de lutas e confrontos simbólicos e políticos, próprios da contemporaneidade.
Palavras-Chave PT-BR:
1. Ideb. 2. Política. 3. Político. 4. Educação. 5. Estado.
Palavras-Chave EN:
Ideb. Policy. Political. Education. State.