Detalhes do Trabalho
Título PT-BR:
DISCURSIVIDADES NO/DO ENEM EM TORNO DA COMPETÊNCIA V: PROCESSOS DE INSTITUCIONALIZAÇÃO DE SENTIDOS ENTRE TEXTOS E GESTOS DE INTERPRETAÇÃO
Autor:
LIMA, MAGNA LEITE CARVALHO
Orientador:
Profa. Dra. Greciely Cristina da Costa
Titulação do Orientador:
Mestre
Curso:
Mestrado em Ciências da Linguagem
Tipo de Trabalho:
DISCURSIVIDADES NO/DO ENEM EM TORNO DA COMPETÊNCIA V: PROCESSOS DE INSTITUCIONALIZAÇÃO DE SENTIDOS ENTRE TEXTOS E GESTOS DE INTERPRETAÇÃO
Assunto:
Análise de Discurso. ENEM. Competência V. Gestos de interpretação
Ano de Defesa:
2017
Biblioteca:
Unidade Fátima
Área de Concentração:
Linguagem e sociedade
Linha de Pesquisa:
Análise de discurso
Resumo:
O ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio) foi criado pelo Ministério da Educação (MEC) em 1998 e surgiu como uma forma de avaliação do desempenho dos estudantes de escolas públicas e particulares. Em suas quase duas décadas em vigor, ganhou relevância e tornou-se um exame importante para quem quer ingressar no ensino superior do Brasil. A prova é composta por questões fechadas e uma Redação, esta que será um dos pontos centrais da discussão desta pesquisa. Nosso objetivo é analisar como candidatos ao ENEM, entre os anos de 2012 a 2016, cumpriram a exigência relativa a um dos 5 (cinco) critérios que avaliam as produções de texto: a Competência V (Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos). Além disso, buscamos compreender as discursividades produzidas a partir da análise de uma relação de constituição de sentidos entre textualidades das propostas de redação, das redações dos candidatos, das instruções, especialmente em relação à Competência V e de alguns documentos institucionais. Para isso, construímos um dispositivo teórico-analítico filiado à Análise de Discurso e partimos da hipótese de que a efetivação da autoria (como efeito), proposta pelo ENEM, produz identificações ao atrelar os sujeitos enunciadores em determinadas formações discursivas, fazendo certos sentidos se sobreporem a outros. Dessa forma, buscamos compreender, a partir de um percurso analítico, vestígios que o texto produzido pelo candidato oferece, bem como observar em que condições de produção essas discursividades se constituem, além de buscar compreender como se configuram as políticas de língua investidas no processo seletivo do ENEM. As análises tiveram como corpus as propostas de redação dos anos de 2012 a 2016 e o parágrafo conclusivo das redações de candidatos ao ENEM da 3ª série do Ensino Médio destes mesmos anos. Os resultados alcançados nos apontaram, principalmente, que o modo como o discurso do ENEM tenta administrar os sentidos produz como resultado um sujeito-candidato basicamente preocupado em provar sua capacidade de ser cidadão, que é posto quando este tenta apresentar uma intervenção sem ferir os direitos humanos. É uma imposição, a qual o sujeito-candidato se esforça para cumprir. Ele tenta seguir o “ritual” (modelo avaliativo), mas como sujeito da/na linguagem, seu dizer falha e o equívoco vem à tona articulado à história, à ideologia, à memória discursiva.
Palavras-Chave PT-BR:
Análise de Discurso. ENEM. Competência V. Gestos de interpretação
Palavras-Chave EN:
Discourse Analysis. ENEM. Competence V. Gestures of interpretation.