Detalhes do Trabalho

Título PT-BR:

Efeitos de sentido da exclusão de pessoas com deficiência na escola: um estudo sobre o discurso de professores a respeito da inclusão

Autor:

OLIVEIRA, Ana Carolina Sales.

Orientador:

Profª. Dra. Renata Chrystina Bianchi de Barros

Titulação do Orientador:

Mestre

Curso:

Mestrado em Ciências da Linguagem

Tipo de Trabalho:

Efeitos de sentido da exclusão de pessoas com deficiência na escola: um estudo sobre o discurso de professores a respeito da inclusão

Assunto:

Inclusão escolar, Linguagem, Discurso.

Ano de Defesa:

2017

Biblioteca:

Unidade Fátima

Área de Concentração:

Linguagem e sociedade

Linha de Pesquisa:

Análise de discurso

Resumo:

Neste estudo objetivamos compreender os efeitos de sentidos produzidos pelos/nos discursos de professores a respeito da inclusão de alunos com deficiência na rede regular de ensino no município de Pouso Alegre, Sul de Minas Gerais. A presente pesquisa foi elaborada sobre os fundamentos teóricos e analíticos da Análise de Discurso que tem Michel Pêcheux e Eni Orlandi como seus principais representantes. Para que pudéssemos alcançar nossos objetivos construímos um corpus com depoimentos de professores que atuam com alunos com deficiência em salas de aula regulares da Rede Pública, e com materialidades que circulam e constituem e vida cotidiana do brasileiro: recortes da novela Carrossel; charge veiculada em redes sociais e documentos oficiais (leis e decretos) que regulamentam a educação nacional. Os resultados das análise fazem referência à importância da ampliação de pesquisas sobre a temática da inclusão escolar da Pessoa com Deficiência, uma vez que a educação que se pretende inclusiva na contemporaneidade vem sendo (des)articulada por sentidos da exclusão, que não somente circundam o espaço escolar, mas que são construídos a partir dele. Não há dúvidas de que a inclusão de alunos com deficiência em salas regulares é um desafio e que esse processo se torna mais lento por que demanda mudanças no sentido de melhorar a qualidade da educação. Neste estudo, pudemos dar certa visibilidade para o fato de que não basta que Pessoas com Deficiência estejam amparadas pela legislação para que sejam matriculadas em salas de aula regulares. Isso não garante a inclusão escolar e social. As condições de debate a respeito dos modos como se darão as relações entre os sujeitos, assim como, como se darão os processos de ensino numa diversidade em que as especificidades devem ser ressaltadas são imprescindíveis para que as fissuras na escola não se ampliem

Palavras-Chave PT-BR:

Inclusão escolar, Linguagem, Discurso.

Palavras-Chave EN:

School inclusion, Language, Discourse.