Detalhes do Trabalho
Título PT-BR:
CORPO-EM-ARTE: SUJEITO, PRESENÇA E PERFORMANCE
Autor:
SALLES, Atilio Catosso Salles.
Orientador:
Profa. Dra. Eni Puccinelli Orlandi
Titulação do Orientador:
Mestre
Curso:
Mestrado em Ciências da Linguagem
Tipo de Trabalho:
CORPO-EM-ARTE: SUJEITO, PRESENÇA E PERFORMANCE
Assunto:
1. Sujeito. 2. Corpo. 3. Performance. 4. Presença.
Ano de Defesa:
2017
Biblioteca:
Unidade Fátima
Área de Concentração:
Linguagem e sociedade
Linha de Pesquisa:
Análise de discurso
Resumo:
Esta pesquisa, filiada ao domínio teórico da escola francesa da Análise de Discurso, tem interesse em investigar a articulação sujeito/corpo/arte/presença. Para tanto, o corpus discursivo é constituído de uma performance intitulada “The artist is present”, produzida pela artista Marina Abramović, em 2010, no MoMA, um manifesto de autoria de Abramović, um vídeo nomeado como “Marina e Ulay: Reencontro Emocionante” e comentários em circulação no site “YouTube” em relação a esse vídeo. Também, a fim de produzir um gesto analítico sobre o olho-corpo, tomo como lugar de observação um ensaio fotográfico produzido por Marco Anelli (2010) sobre a performance “The artist is present”. Interessa, pois, pensar como se dá o trabalho de compreensão discursiva de uma performance, perguntando pelos sentidos que tomam corpo e tomam O corpo do sujeito. Nas discursividades analisadas, a espessura material significante produz movimentos de sentido, movimentos do sujeito com o seu olhar e seu corpo, em um território (espaço-histórico-social), jogando com sentidos possíveis, em posições sujeito possíveis. Uma espessura material que é estrutural, simbólica e formulada como linguagem.
Palavras-Chave PT-BR:
1. Sujeito. 2. Corpo. 3. Performance. 4. Presença.
Palavras-Chave EN:
subject, body, performance, presence.