Detalhes do Trabalho

Título PT-BR:

CORPO-EM-ARTE: SUJEITO, PRESENÇA E PERFORMANCE

Autor:

SALLES, Atilio Catosso Salles.

Orientador:

Profa. Dra. Eni Puccinelli Orlandi

Titulação do Orientador:

Mestre

Curso:

Mestrado em Ciências da Linguagem

Tipo de Trabalho:

CORPO-EM-ARTE: SUJEITO, PRESENÇA E PERFORMANCE

Assunto:

1. Sujeito. 2. Corpo. 3. Performance. 4. Presença.

Ano de Defesa:

2017

Biblioteca:

Unidade Fátima

Área de Concentração:

Linguagem e sociedade

Linha de Pesquisa:

Análise de discurso

Resumo:

Esta pesquisa, filiada ao domínio teórico da escola francesa da Análise de Discurso, tem interesse em investigar a articulação sujeito/corpo/arte/presença. Para tanto, o corpus discursivo é constituído de uma performance intitulada “The artist is present”, produzida pela artista Marina Abramović, em 2010, no MoMA, um manifesto de autoria de Abramović, um vídeo nomeado como “Marina e Ulay: Reencontro Emocionante” e comentários em circulação no site “YouTube” em relação a esse vídeo. Também, a fim de produzir um gesto analítico sobre o olho-corpo, tomo como lugar de observação um ensaio fotográfico produzido por Marco Anelli (2010) sobre a performance “The artist is present”. Interessa, pois, pensar como se dá o trabalho de compreensão discursiva de uma performance, perguntando pelos sentidos que tomam corpo e tomam O corpo do sujeito. Nas discursividades analisadas, a espessura material significante produz movimentos de sentido, movimentos do sujeito com o seu olhar e seu corpo, em um território (espaço-histórico-social), jogando com sentidos possíveis, em posições sujeito possíveis. Uma espessura material que é estrutural, simbólica e formulada como linguagem.

Palavras-Chave PT-BR:

1. Sujeito. 2. Corpo. 3. Performance. 4. Presença.

Palavras-Chave EN:

subject, body, performance, presence.