Detalhes do Trabalho
Título PT-BR:
A OLIMPÍADA BRASILEIRA DE MATEMÁTICA DAS ESCOLAS PÚBLICAS (OBMEP): UM DISCURSO DAS POLÍTICAS PÚBLICAS DE ENSINO.
Autor:
Villela, Aline Heloisa Silva
Orientador:
Prof.ª Dr.ª Luciana Nogueira
Titulação do Orientador:
Mestre
Curso:
Mestrado em Ciências da Linguagem
Tipo de Trabalho:
A OLIMPÍADA BRASILEIRA DE MATEMÁTICA DAS ESCOLAS PÚBLICAS (OBMEP): UM DISCURSO DAS POLÍTICAS PÚBLICAS DE ENSINO.
Assunto:
1. Análise de Discurso; 2. OBMEP; 3. Interpretação; 4. Matemática; 5. Políticas Públicas de Ensino.
Ano de Defesa:
2017
Biblioteca:
Unidade Fátima
Área de Concentração:
Linguagem e sociedade
Linha de Pesquisa:
Análise de discurso
Resumo:
Este trabalho realiza-se a partir da teoria da Análise de Discurso, que tem como seu fundador Michel Pêcheux e também a partir dos trabalhos desenvolvidos por Eni Orlandi no Brasil. Considerando que as questões da OBMEP (Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas) são também questões de linguagem, de modo que o discurso e a interpretação estão funcionando aí, buscamos a compreensão dos efeitos de sentidos produzidos pelas questões das provas da OBMEP. Desse modo, este trabalho de pesquisa se dedica também a uma reflexão sobre as políticas públicas de ensino no Brasil, já que a OBMEP pode ser considerada dentro desse escopo de políticas públicas. Para isso, analisamos o modo como certas questões, presentes na discursividade em funcionamento na OBMEP, estão em relação com discursos presentes em outros lugares, como os documentos oficiais que funcionam como diretrizes para a Educação no Brasil, tais como: a LDB, os PCNs e especificamente, no Estado de Minas Gerais, os CBCs. Por fim, apresentamos nesta dissertação análises discursivas sobre as questões da primeira fase da OBMEP, considerando os anos de 2005, 2010 e 2015, a fim de verificar suas regularidades e, neste sentido, as possíveis configurações de formações discursivas que podem estar presentes nessa prática discursiva.
Palavras-Chave PT-BR:
1. Análise de Discurso, 2. OBMEP, 3. Interpretação, 4. Matemática, 5. Políticas Públicas de Ensino.
Palavras-Chave EN:
1. Discourse Analysis, 2. OBMEP, 3. Interpretation, 4. Mathematics, 5. Public Education Policies.