Detalhes do Trabalho

Título PT-BR:

MEMÓRIA, DISCURSO E ENSINO: A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS E SUAS PRODUÇÕES DE SENTIDO

Autor:

LARAIA, Marilda de Castro.

Orientador:

Profa. Dra. Andrea Silva Domingues

Titulação do Orientador:

Mestre

Curso:

Mestrado em Ciências da Linguagem

Tipo de Trabalho:

MEMÓRIA, DISCURSO E ENSINO: A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS E SUAS PRODUÇÕES DE SENTIDO

Assunto:

EJA. 2. Ensino. 3. Memória. 4. Linguagem. I. Universidade do Vale do Sapucaí. II.

Ano de Defesa:

2017

Biblioteca:

Unidade Fátima

Área de Concentração:

Linguagem e sociedade

Linha de Pesquisa:

Análise de discurso

Resumo:

Inserida na linha de pesquisa da Análise de Discurso, o objetivo deste trabalho é a compreensão dos diferentes discursos produzidos em torno da prática pedagógica da Educação de Jovens e Adultos (EJA), bem como nos livro didático utilizado no Centro Municipal de Educação de Jovens e Adultos (CEMEJA) na cidade de Pouso Alegre em Minas Gerais. Teórica e metodologicamente, esta pesquisa se filiou à Análise de Discurso com base nos estudos realizados por Eni P. Orlandi. Como material de análise, foi selecionado o livro didático “É Bom Aprender”, componente curricular Língua Portuguesa, editado no ano de 2009, que atende às exigências da Resolução n. 51, de 16/09/2009. Além de ter sido considerada a existência de inúmeras possibilidades de sentidos produzidos por tal livro didático e de ter sido buscada uma análise de seus efeitos de sentido, também foram realizadas entrevistas com três professores e alguns alunos da respectiva instituição com o uso da metodologia de história oral, como é desenvolvida por historiadores e analistas de discurso como, por exemplo, Domingues (2011), Pinto (2004) e Amado (2002), buscando entender, por meio do instrumental teórico da Análise do Discurso, as formas discursivas que emergem do discurso encontrado no livro didático já mencionado e no processo de ensino-aprendizagem e seus sentidos para os professores da EJA. O corpus de análise que compõe esta tese faz desta pesquisa inédita por fornecer evidências discursivas a favor da hipótese de que é possível se repensarem os materiais didáticos, o discurso e o sentido da Educação de Jovens e Adultos além de uma prática emergencial de alfabetização e de preparação de mão de obra para atender à sociedade capitalista e a seu mercado de trabalho.

Palavras-Chave PT-BR:

EJA. 2. Ensino. 3. Memória. 4. Linguagem. I. Universidade do Vale do Sapucaí. II.

Palavras-Chave EN:

EJA. Teaching. Memory. Language.