Detalhes do Trabalho

Título PT-BR:

COMER JUNTO: SENTIDOS DE FELICIDADE NA PROPAGANDA DE CONSUMO EM FAMÍLIA Pouso Alegre, MG, 2017

Autor:

Carneiro, Liliane de Almeida.

Orientador:

Profa. Dra. Joelma de Faria Pouso Alegre, MG, 2017

Titulação do Orientador:

Mestre

Curso:

Mestrado em Ciências da Linguagem

Tipo de Trabalho:

COMER JUNTO: SENTIDOS DE FELICIDADE NA PROPAGANDA DE CONSUMO EM FAMÍLIA Pouso Alegre, MG, 2017

Assunto:

1. Discurso. 2. Consumo. 3. Felicidade. 4. Coca-Cola. I. Título.

Ano de Defesa:

2017

Biblioteca:

Unidade Fátima

Área de Concentração:

Linguagem e sociedade

Linha de Pesquisa:

Análise de discurso

Resumo:

Ao produzir efeitos de sentidos, a propaganda se torna campo de construção e propagação de discursos. A proposta desta pesquisa é trilhar, à luz da Análise do Discurso de orientação francesa, a partir dos estudos de Michel Pêcheux e Eni Orlandi, um caminho para compreender os sentidos de felicidade produzidos por meio do discurso da propaganda da Coca-Cola, mais especificamente da campanha “Comer junto alimenta a felicidade” – que, segundo a marca, tem como objetivo valorizar as refeições compartilhadas. Pretendeu-se observar quais formações discursivas atravessam e permeiam os discursos que abordam a temática felicidade, levando em consideração as condições de produção e as formações ideológicas em que se inserem. Para tanto, vamos analisar como as textualidades são produzidas e como elas estão representadas na publicidade; enfim, vamos entender, como os textos, nas formas de enunciado (linguagens verbal e não verbal), produzem os sentidos e como se materializam no discurso publicitário nos quais percebemos um trabalho de associação entre o produto, família e felicidade. Para alcançar esses objetivos, buscaremos evidenciar quais formações discursivas são atualizadas pela campanha da Coca-Cola a fim de produzirem efeitos de identificação com o espectador na chamada sociedade de consumo. Identificações essas que se dão através de gestos de interpretações possíveis e que a campanha busca tendenciar ao significar felicidade e família de um dado modo que não outro.

Palavras-Chave PT-BR:

1. Discurso. 2. Consumo. 3. Felicidade. 4. Coca-Cola. I. Título.

Palavras-Chave EN:

Happiness, Family, Propagating discourses, Discourse Analysis.