Detalhes do Trabalho

Título PT-BR:

UMA LEITURA DISCURSIVA DOS EFEITOS DA PRESENÇA DA AUSÊNCIA NA ARTE (COMO A AUSÊNCIA SIGNIFICA A ARTE?)

Autor:

ABBADE JR., José Contigio Rodrigues de Alcantara

Orientador:

Dr. Eduardo Alves Rodrigues

Titulação do Orientador:

Mestre

Curso:

Mestrado em Ciências da Linguagem

Tipo de Trabalho:

UMA LEITURA DISCURSIVA DOS EFEITOS DA PRESENÇA DA AUSÊNCIA NA ARTE (COMO A AUSÊNCIA SIGNIFICA A ARTE?)

Assunto:

1. Análise de Discurso. 2. Discurso Artístico 3. Arte 4. Arte Contemporânea 5. Ausência 6. Presença 7. Memória 8. Linguística

Ano de Defesa:

2017

Biblioteca:

Unidade Fátima

Área de Concentração:

Linguagem e sociedade

Linha de Pesquisa:

Análise de discurso

Resumo:

Esta dissertação se desenvolve a partir da questão “Como a ausência significa a arte?”, procurando descrever-interpretar o movimento de sentidos que determina certa e(in)stabilidade em torno da noção de ausência e como ela pode significar relativamente à noção de arte, ao objeto artístico e ao campo da arte, o que implica considerarmos como a noção de ausência pode determinar o próprio sentido de arte. Suspendemos, dessa maneira, certo já-dito a partir do qual a relação entre ausência e arte teria seus sentidos naturalizados, e interrogamos os efeitos de sentido que podem/puderam costurar historicamente essa relação. Fundamentamo-nos no quadro epistemológico da Análise de Discurso (PÊCHEUX, ORLANDI) para estabelecermos recortes analíticos a partir de um conjunto de textos teóricos produzidos em campos distintos do conhecimento que discutem e procuram significar, de um modo ou de outro, certa relação entre ausência e arte: no campo da arte, representado em formulações de por Afonso Romano de Sant’Anna e Fritz Baumgart; no da filosofia, em formulações de Michel Foucault; e no da psicanálise, em formulações de Jacques Lacan. Metodologicamente, operamos tais interpretações, tanto para a noção de arte quanto para a de ausência, com a finalidade de dar visibilidade às relações de sentido que aí jogam no processo de historicização da relação arte-ausência. Dessa forma, supomos possível atravessar tais esferas do conhecimento contemporâneo para estabelecer relações de significação que ligam certo reconhecimento do que seja arte em nossa sociedade a certo reconhecimento do que aí pode-se considerar enquanto presença do que se designa por “ausência”. Mobilizamos, para isso, noções como sentido, discurso e silêncio, para compreendermos funcionamentos discursivos que (des)estabilizam a noção de arte em relação à noção de ausência, no cruzamento entre formulações textuais especializadas. Por fim, realizamos um gesto analítico sobre a instalação In Absentia (M.D.), da artista plástica Regina Silveira, obra de 1983. Esta instalação integra, igualmente, o corpus desta dissertação, junto às formulações textuais trabalhadas no segundo capítulo. Para lermos discursivamente a instalação, por meio dos recortes que a ela nos remetem, perguntamo-nos pelo modo como ela materializa e atualiza certo funcionamento da relação entre ausência e arte. A análise mostra que a ausência presentifica-se na arte enquanto materialidade como resultado do batimento/relação entre ausência e presença, determinando o funcionamento do objeto artístico. Nessa relação, os sentidos são produzidos historicamente. Portanto, a ausência na arte alcança pelo esquecimento o efeito de não-sentido produzido a partir de uma espécie de turbulência onde os sentidos encontram-se em dispersão, potencialmente possíveis de estabelecerem relação com outros sentidos, no ponto onde a materialidade da linguagem encontra tal dispersão.

Palavras-Chave PT-BR:

1. Análise de Discurso. 2. Discurso Artístico 3. Arte 4. Arte Contemporânea 5. Ausência 6. Presença 7. Memória 8. Linguística

Palavras-Chave EN:

art, presence, absence, meaning relations, discourse