Detalhes do Trabalho

Título PT-BR:
RELAÇÕES DE INFÂNCIA, CONSUMO E SUSTENTABILIDADE

Autor:
MEDIS, Keila Regina.

Orientador:
Profª. Drª. Ana Cláudia Fernandes Ferreira.

Titulação do Orientador:
Mestre

Curso:
Mestrado em Ciências da Linguagem

Tipo de Trabalho:
RELAÇÕES DE INFÂNCIA, CONSUMO E SUSTENTABILIDADE

Assunto:
1. Análise de Discurso. 2. Consumo. 3. Infância. 4. Sustentabilidade. 5. Pedagogização.

Ano de Defesa:
2016

Biblioteca:
Unidade Fátima

Área de Concentração:
Linguagem e sociedade

Linha de Pesquisa:
Análise de discurso

Resumo:
Na sociedade atual, somos significados, incessantemente, como consumidores e, a todo momento, somos abordados por algum tipo propaganda. O aumento do uso de tecnologias digitais tem contribuído fortemente para isso. O consumo associado à felicidade, à satisfação, à diversão e ao sucesso pode significar pertencimento a certos grupos e, até mesmo, à sociedade do consumo. Esse sentido de consumo funciona como naturalizado e está relacionado com os impactos causados ao meio ambiente durante o processo de produção dos mais diferentes produtos. O discurso de conscientização sobre esses impactos, por meio do discurso ambiental, se caracteriza como uma convocação ao sujeito, como um pré-requisito, para que ele “seja” um cidadão. Tendo isso em vista, este trabalho propõe, sob a perspectiva da Análise de Discurso, refletir sobre discursividades em funcionamento em nossa sociedade, a propósito da relação entre consumo, mais especificamente o consumo infantil e sustentabilidade. Para isso, tomamos como material de análise uma Cartilha publicada no site do Ministério do Meio Ambiente intitulada “Consumismo Infantil: na contramão da sustentabilidade”. Por se tratar de uma Cartilha, pensamos que é importante situar essa reflexão levando em conta o processo de pedagogização da questão do consumo infantil e sua relação com o Estado. Estudamos as condições de produção dos discursos da cartilha, no sentido estrito e no sentido amplo, considerando os efeitos de sentido em jogo nas discursividades que a significam a partir de algumas perguntas norteadoras: que sentidos são construídos para as palavras “consumo”, "consumismo" e "sustentabilidade" nesse texto? Em que medida as discursividades desse texto significam "consum(o)(ismo) infantil" como algo não compatível com "sustentabilidade"? Em que medida essas mesmas discursividades acabam por construir uma necessidade de compatibilização? A palavra “sustentabilidade” associada a “consumo” traria quais apagamentos na reflexão sobre os impactos do consumo para o meio ambiente? Como o texto da Cartilha constrói uma responsabilização entre a geração atual e a futura em relação a sustentabilidade?

Palavras-Chave PT-BR:
1. Análise de Discurso. 2. Consumo. 3. Infância. 4. Sustentabilidade. 5. Pedagogização.

Palavras-Chave EN:
Discourse Analysis. Consumption. Childhood. Sustainability. Pedagogization