Detalhes do Trabalho

Título PT-BR:

DISCURSO, SUJEITO E ORGANIZAÇÕES: efeitos de sentido na comunicação empresarial

Autor:

Souza, Maria Isabel Braga

Orientador:

Profa. Dra. Telma Domingues da Silva

Titulação do Orientador:

Mestre

Curso:

Mestrado em Ciências da Linguagem

Tipo de Trabalho:

DISCURSO, SUJEITO E ORGANIZAÇÕES: efeitos de sentido na comunicação empresarial

Assunto:

1. Análise de Discurso; 2. Sujeito; 4. Estratégia de Comunicação; 4. Comunicação Empresarial; 5. Relações de trabalho.

Ano de Defesa:

2016

Biblioteca:

Unidade Fátima

Área de Concentração:

Linguagem e sociedade

Linha de Pesquisa:

Análise de discurso

Resumo:

Este estudo tem como tema o discurso empresarial e, por meio da Análise de Discurso de linha francesa, procuramos compreender as chamadas “estratégias de comunicação empresarial”, nas textualidades pelas quais a empresa dirige-se à sociedade por meio dos diferentes sujeitos a ela relacionados (funcionários, consumidores, fornecedores, comunidade na qual está inserida, sociedade em geral). As organizações buscam mobilizar funcionários, sociedade, mercado, e, para que isso aconteça, investem na “comunicação”, na elaboração de materiais que produzam efeitos de sentido, entre eles, o de envolvimento na relação empresa e público. Nosso objetivo é compreender os mecanismos de funcionamento dos enunciados empresariais que materializam certos posicionamentos da organização, produzindo efeitos de evidência, direcionando sentidos. Para isso, refletimos também sobre a mundialização e o modo como a atual conjuntura contemporânea afeta os dizeres empresariais, considerando os efeitos de sentido produzidos nos/pelos discursos de gestão e do trabalho que impactam os dizeres da empesa decorrentes de compromissos sócio-históricos e ideológicos. Analisamos materiais de comunicação das empresas – no caso, a privada Alcoa Alumínio S/A e a pública, de economia mista, Petrobras –, que mobilizam diferentes materialidades, considerando as condições de produção, a formatação, a circulação e um imaginário de público ao qual esses dizeres se destinam.

Palavras-Chave PT-BR:

Análise de Discurso. Sujeito. Estratégia de Comunicação. Comunicação Empresarial. Relações de trabalho.

Palavras-Chave EN:

Discourse Analysis. Subject. Communication strategy. Corporate Communication. Working Relations.