Detalhes do Trabalho
Título PT-BR:
PRÁTICAS DE ESCRITA DE ALUNOS DO ENSINO MÉDIO, NAS TECNOLOGIAS DIGITAIS: UMA ANÁLISE DISCURSIVA
Autor:
LACERDA, Valéria Sarto Silva
Orientador:
Profa. Dra. Luciana Nogueira
Titulação do Orientador:
Mestre
Curso:
Mestrado em Ciências da Linguagem
Tipo de Trabalho:
PRÁTICAS DE ESCRITA DE ALUNOS DO ENSINO MÉDIO, NAS TECNOLOGIAS DIGITAIS: UMA ANÁLISE DISCURSIVA
Assunto:
1. Língua e Ensino. 2. Língua portuguesa. 3. Tecnologias digitais. 4. Análise de Discurso. 5. Escrita
Ano de Defesa:
2017
Biblioteca:
Unidade Fátima
Área de Concentração:
Linguagem e Sociedade
Linha de Pesquisa:
Língua e ensino
Resumo:
A presente pesquisa, tendo como referência teórica a Análise de Discurso, aponta como objeto de investigação e análise as práticas de escrita de alunos do ensino médio, nas tecnologias digitais, em um colégio da rede privada. O estudo foi desenvolvido na cidade de Varginha, no Sul de Minas Gerais, com alunos das três séries do ensino médio. A metodologia se constitui de análises discursivas de produções escritas pelos sujeitos-alunos, inscritos em espaços discursivos e escolares bem diversos, demonstrando as variadas relações de sentido entre tecnologia, (inter)conectividade e seus modos de significação. Esses materiais de linguagem constituem o corpus experimental de pesquisa, produzido pelo sujeito-professor/pesquisador para fins deste trabalho, articulando o ensino e o aprendizado da língua, por meio de um processo de criação e desenvolvimento de atividades, pelo sujeito-professor, em aulas que abrangem leitura, escrita, literatura, interpretação e gramática, para sujeitos-alunos, que cursam o ensino médio. À medida que se propôs a elaboração de atividades para os alunos e a análise desse material, produziu-se um deslocamento da posição de sujeito-professor para a de sujeito-pesquisador, focalizando a materialidade discursiva nas tecnologias digitais, a partir da escrita dos sujeitos-alunos. O ciberespaço abre trilhas para a conectividade, demonstrando que a prática da linguagem é produtora de (re)significação e integradora da própria identidade, sendo uma das competências a ser conquistada pelos estudantes, a fim de se tornarem agentes de seu próprio saber. As análises apontaram que há um imaginário de que todos estão inseridos na tecnologia digital, todos têm acesso a “tudo”, todos situam-se como sujeitos da/na tecnologia. A partir desse imaginário, esta pesquisa se estruturou, com as atividades propostas, a refletir sobre formas de (re)construir e (re)conduzir o ensino, apresentando espaços que envolvam a sala de aula e as tecnologias digitais, entrelaçando os mais variados discursos existentes, transformando o universo da linguagem em uma multiplicidade de sentidos.
Palavras-Chave PT-BR:
Língua e Ensino. Língua portuguesa. Tecnologias digitais. Análise de Discurso. Escrita.
Palavras-Chave EN:
Language and Teaching. Portuguese language. Digital technologies. Discourse Analysis. Writing.