Detalhes do Trabalho

Título PT-BR:

ENSINO MÉDIO MINEIRO (2012-2014): CONTRIBUIÇÕES E INDAGAÇÕES AO PROJETO “REINVENTANDO O ENSINO MÉDIO”

Autor:

RESENDE, Daniel de Carvalho Calafiori

Orientador:

SIQUELLI, Prof.ª Dr.ª Sônia Aparecida

Titulação do Orientador:

Mestre

Curso:

Mestrado em Ciências da Linguagem

Tipo de Trabalho:

ENSINO MÉDIO MINEIRO (2012-2014): CONTRIBUIÇÕES E INDAGAÇÕES AO PROJETO “REINVENTANDO O ENSINO MÉDIO”

Assunto:

Política educacional; Ensino Médio; Empregabilidade; Educação; Política pública;

Ano de Defesa:

2015

Biblioteca:

Unidade Fátima

Área de Concentração:

Linguagem e Sociedade

Linha de Pesquisa:

Língua e Ensino

Resumo:

O governo do Estado de Minas Gerais implantou em 2014, o projeto “Reinventando o Ensino Médio” - REM, com o objetivo de oferecer um currículo mais integrado com o mercado de trabalho. Além das disciplinas tradicionais, os estudantes poderiam escolher uma entre três opções de disciplinas voltadas para áreas de empregabilidade. Em 2015 o projeto foi interrompido. Esta dissertação objetivou levantar as bases legais e as políticas referentes ao ensino médio mineiro e confrontar o idealizado com o vivido no REM. A metodologia empregada foi de natureza qualitativa, com um estudo transversal da literatura sobre o tema, dos dados coletados sobre o ensino médio nas nove escolas da rede estadual de ensino médio de Pouso Alegre – MG e das entrevistas a vinte e dois professores envolvidos no projeto. Pela análise descritiva dos dados coletados nas escolas, 1376 alunos matriculados no ensino médio cursaram as áreas de empregabilidade. Observou-se que, dos vinte e dois professores entrevistados, somente seis possuíam formação acadêmica condizente com as áreas de empregabilidade que ministravam. A área de empregabilidade de maior oferta foi “Empreendedorismo e Gestão”, seguida pela “Tecnologia da Informação”, “Comunicação Aplicada” e “Turismo”. Já “Meio Ambiente e Recursos Naturais” não foi ofertada em nenhumas das escolas. A análise de conteúdo das entrevistas permitiu sua classificação em sete unidades de significado, denominadas: escolha das áreas de empregabilidade para implantação do projeto; escolha do professor para ministrar as áreas de empregabilidade; capacitação do professor para a área de empregabilidade; recursos físicos, materiais e humanos; facilidades e benefícios no desenvolvimento do projeto; dificuldades no desenvolvimento do projeto e considerações dos professores. A implantação nas escolas de Pouso Alegre – MG seguiu os critérios estabelecidos no projeto, os professores foram selecionados de acordo com disponibilidade e perfil. Alguns professores não se sentiram capacitados para o projeto, apesar de serem licenciados. Em suma, para os professores investigados, o projeto despertou nos alunos o interesse para as áreas de empregabilidade, mas sinalizaram também as dificuldades e acabaram afirmando que o projeto foi bom e mostraram-se convencidos que deveria ter continuado.

Palavras-Chave PT-BR:

“Reinventando Ensino Médio”, Políticas Públicas, Empregabilidade

Palavras-Chave EN:

"Reinventing High School", Public Policy, Employability