Detalhes do Trabalho

Título PT-BR:

PROCESSOS DE IDENTIFICAÇÃO EM SUJEITOS DESCENDENTES DE IMIGRANTES ITALIANOS, SUA RELAÇÃO COM A(S) LÍNGUA(S) E COM O ESPAÇO - EM MACHADO, MG.

Autor:

LOPES, Juliana Corsini da Silva

Orientador:

PAYER, Dra. Maria Onice

Titulação do Orientador:

Mestre

Curso:

Mestrado em Ciências da Linguagem

Tipo de Trabalho:

PROCESSOS DE IDENTIFICAÇÃO EM SUJEITOS DESCENDENTES DE IMIGRANTES ITALIANOS, SUA RELAÇÃO COM A(S) LÍNGUA(S) E COM O ESPAÇO - EM MACHADO, MG.

Assunto:

Imigração Italiana; Trabalhador; História; Memória;

Ano de Defesa:

2015

Biblioteca:

Unidade Fátima

Área de Concentração:

Linguagem e Sociedade

Linha de Pesquisa:

Língua e Ensino

Resumo:

O objetivo geral deste estudo é compreender o funcionamento da memória discursiva em uma prática avaliativa de língua inglesa aplicada em uma sala do segundo ano do ensino médio noturno de uma escola regular pública de Pouso Alegre - MG. Procuramos compreender quais representações de língua inglesa, texto e avaliação emergem, desde a elaboração da prova escrita, realizada pelo sujeito-professor, até as respostas fornecidas pelo sujeito-aluno. Trabalhamos com a hipótese de que professores e alunos possuem noções de língua distintas, além de uma relação singular com a linguagem, o que afeta a relação ensino-aprendizagem e as práticas avaliativas e produz equívocos nas respostas e interpretações; equívocos esses que não costumam ser endereçados por professores e alunos, mas sim apagados, silenciados, já que a língua é geralmente representada, no contexto escolar, como algo neutro e passível de ser instrumentalizável. O embasamento teórico-metodológico utilizado é o da Análise de Discurso de linha francesa, assim pensada, entre outros, por Michel Pêcheux e Eni Orlandi. Apoiados por este corpo teórico, mobilizamos conceitos pertinentes à nossa pesquisa como discurso, língua, texto, sujeito, ensino de línguas. Para melhor compreender o funcionamento da memória discursiva na prática avaliativa, trouxemos para análise três documentos oficiais que regem a avaliação na escola em questão: a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB) e os Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio, no tocante ao ensino de línguas, bem como de uma resolução interna específica da escola que estabelece as regras para se avaliar o aprendiz. Em nossa análise, percebemos que os gestos de interpretação do sujeito-aluno diante do texto da avaliação são atravessados pelo equívoco constitutivo do sujeito e da linguagem: diferentes sentidos são atribuídos ao mesmo material simbólico; sentidos que são silenciados pelo professor emergem em suas respostas. A representação de língua predominante na escola é a de sistema que se encerra em si mesmo. Tal representação também se faz presente nos documentos oficiais analisados. O texto é entendido como um conjunto de palavras com sentido único. Concluímos que um trabalho significativo com a língua envolve a dimensão da memória, do saber discursivo que é histórico e só faz sentido quando se relaciona às condições de sua produção e ao acontecimento discursivo. Palavras-chave: Memória Discursiva. Avaliação. Texto. Língua Inglesa.

Palavras-Chave PT-BR:

imigrantes, sujeito, língua(s), espaço, processos de identificação

Palavras-Chave EN:

immigrants, subject, language(s), space, identification processes