Detalhes do Trabalho

Título PT-BR:

NEGROS NO ENSINO SUPERIOR: AÇÕES AFIRMATIVAS E A VISÃO DE ALUNOS BOLSISTAS DO PROUNI EM UMA FACULDADE DE DIREITO DO SUL DE MINAS GERAIS

Autor:

SANTOS FILHO, Otávio José dos

Orientador:

RODRIGUES, Dr.ª Fabiana de Cássia

Titulação do Orientador:

Mestre

Curso:

Mestrado em Ciências da Linguagem

Tipo de Trabalho:

NEGROS NO ENSINO SUPERIOR: AÇÕES AFIRMATIVAS E A VISÃO DE ALUNOS BOLSISTAS DO PROUNI EM UMA FACULDADE DE DIREITO DO SUL DE MINAS GERAIS

Assunto:

Negros; Democracia racial; Escravo; História; Preconceito;

Ano de Defesa:

2016

Biblioteca:

Unidade Fátima

Área de Concentração:

Linguagem e Sociedade

Linha de Pesquisa:

Língua e Ensino

Resumo:

O presente trabalho, desenvolvido na linha de pesquisa “Práticas Educativas e Formação do Profissional Docente” do Mestrado em educação da Univás, tem por objetivo conhecer e analisar a trajetória de estudantes negros que foram beneficiados pela política de cotas do ProUni, em uma faculdade no sul de Minas Gerais. A pesquisa objetiva ainda investigar os impactos dessa política na vida dos estudantes cotistas. Pretende-se também conhecer e analisar a trajetória desses estudantes, buscando compreender como vivenciam e qual o significado da sua participação na política de cota e, mais especificamente, a relação desses cotistas com o preconceito racial, antes e durante a vida acadêmica na universidade. A proposta metodológica configura-se de cunho qualitativo e tem na entrevista seu principal recurso metodológico. A política de cotas para negros no Ensino Superior se insere no contexto das ações afirmativas no Brasil e visa amenizar desigualdades sociais, econômicas e educacionais entre raças. Alguns estudos têm apontado as complexidades no processo de implementação dessa política, indicando que mais do que apenas possibilitar o acesso dos estudantes negros no ensino superior, faz-se necessário pensar nos modos de garantir sua permanência (Fonseca, 2007; Santos, 2007; DAFLON, FERES JUNIOR e CAMPOS, 2012). Considerando este contexto, ao refletir sobre a trajetória de vida dos alunos cotistas, algumas questões emergem: Qual foi a trajetória desses estudantes até chegarem à universidade? Sofreram preconceito? Como vivenciam o fato de serem beneficiados pelas cotas? Possuem dificuldades para se manter na universidade?

Palavras-Chave PT-BR:

Ações Afirmativas, Desigualdade Racial, ProUni, Ensino Superior, Políticas de Cotas

Palavras-Chave EN:

Affirmative actions, Racial Democracy, , ProUni, Higher Education, Quotas Policies, , University