Detalhes do Trabalho
Título PT-BR:
RELAÇÕES ENTRE PSICOMOTRICIDADE E FLEXIBILIDADE COGNITIVA
Autor:
SILVÉRIO, Joyce Marielle de Carvalho
Orientador:
CUNHA, Profa. Dra. Neide de Brito
Titulação do Orientador:
Mestre
Curso:
Mestrado em Ciências da Linguagem
Tipo de Trabalho:
RELAÇÕES ENTRE PSICOMOTRICIDADE E FLEXIBILIDADE COGNITIVA
Assunto:
Psicomotricidade; Flexibilidade; Psicologia educacional;
Ano de Defesa:
2016
Biblioteca:
Unidade Fátima
Área de Concentração:
Linguagem e Sociedade
Linha de Pesquisa:
Língua e Ensino
Resumo:
No início da aprendizagem escolar formal, as crianças não devem apresentar alterações psicomotoras, pois estas habilidades desempenham um papel fundamental para o desenvolvimento e aprendizagens. Do mesmo modo, elas deverão ter condições de desenvolver, entre outras coisas, a capacidade de centrar sua atenção numa determinada atividade para não se deixar perturbar constantemente por estímulos distrativos do meio externo, denominada flexibilidade cognitiva. Não foram encontrados estudos nacionais, na literatura consultada neste estudo, que buscassem as relações entre os escores obtidos com testes de psicomotricidade e os de flexibilidade cognitiva. Considerando a importância do desenvolvimento normal dessas variáveis, este estudo busca medi-las e também verificar se há relação entre elas. Para tanto foram estabelecidos os seguintes objetivos: avaliar a psicomotricidade por meio da Avaliação Psicomotora e a escrita do ponto de vista psicomotor; avaliar a flexibilidade cognitiva, verificar diferenças relacionadas ao sexo; correlacionar as médias dos escores dos testes. Participaram 91 crianças do 2º ano do Ensino Fundamental I, de uma escola pública de uma cidade do sul do Estado de Minas Gerais. Do total, 37 (40,7%) eram meninos e 54 (59,3%) meninas. As idades variaram de 7 a 8 anos, com média de 7,16, sendo 76 com sete anos e 15 com oito anos. Os resultados das provas psicomotoras indicaram que o perfil das crianças estava dentro do esperado, de acordo com as fases da evolução das habilidades psicomotoras. Também na avaliação da flexibilidade cognitiva elas ficaram dentro da pontuação padrão esperada para as idades das crianças da amostra. Quanto à avaliação da escrita, os erros mais cometidos foram a confusão de letras, seguido da troca de letras ou sílabas. A única diferença estatisticamente significativa entre os sexos dos alunos apareceu na habilidade psicomotora “Esquema corporal”, com média superior dos meninos. Foram encontradas correlações entre os escores dos instrumentos, que foram positivas e significativas com magnitude fraca entre resultados do Teste de Trilhas e as provas de “Orientação espacial” e “Orientação Temporal”, indicando que essas orientações foram na mesma direção da tarefa de obedecer a uma ordenação antes-depois para evitar confusão na ordenação das letras e números. Sugere-se que mais estudos sejam elaborados com crianças de diferentes tipos de instituições para confrontar esses achados.
Palavras-Chave PT-BR:
psicomotricidade, flexibilidade cognitiva, ensino fundamental, avaliação psicoeducacional
Palavras-Chave EN:
psychomotricity, cognitive flexibility, elementary School, psychoeducational evaluation