Detalhes do Trabalho

Título PT-BR:

PRÁTICAS PEDAGÓGICAS E INSTRUMENTOS DIDÁTICOS NA APRENDIZAGEM DO ALUNO

Autor:

OLIVEIRA, Elizabeth Aparecida Alvarenga de Melo

Orientador:

BARROS, Profª Drª Renata Chrystina Bianchi de

Titulação do Orientador:

Mestre

Curso:

Mestrado em Ciências da Linguagem

Tipo de Trabalho:

PRÁTICAS PEDAGÓGICAS E INSTRUMENTOS DIDÁTICOS NA APRENDIZAGEM DO ALUNO

Assunto:

Linguagem; Análise de discurso; Práticas pedagógicas; Portfólio;

Ano de Defesa:

2016

Biblioteca:

Unidade Fátima

Área de Concentração:

Linguagem e Sociedade

Linha de Pesquisa:

Língua e Ensino

Resumo:

Objetivando compreender a prática pedagógica contemporânea pela inserção de novas tecnologias para o processo de ensino e de aprendizagem, nos ocupamos, nesta pesquisa, de investigar os modos da práxis pedagógica que se utiliza do instrumento portfólio no processo de ensino e de aprendizagem. Nossa hipótese circulou em torno dos sentidos que apontavam para o portfólio como um instrumento que poderia contribuir com os processos de formação/constituição de um sujeito autônomo na construção do conhecimento. A partir dos fundamentos teóricos da Análise de Discurso, cotejamos a compreensão de que há ainda um longo percurso a ser percorrido para que a escola possa questionar(-se) os/sobre os processos de ensino, aprendizagem e sobre os modos como lida com o instrumentos da e para a sua práxis.

Palavras-Chave PT-BR:

Linguagem, tecnologia, portfólio

Palavras-Chave EN:

Language, technology, portfolio