Detalhes do Trabalho

Título PT-BR:
PRÁTICAS PEDAGÓGICAS E INSTRUMENTOS DIDÁTICOS NA APRENDIZAGEM DO ALUNO

Autor:
OLIVEIRA, Elizabeth Aparecida Alvarenga de Melo

Orientador:
BARROS, Profª Drª Renata Chrystina Bianchi de

Titulação do Orientador:
Mestre

Curso:
Mestrado em Ciências da Linguagem

Tipo de Trabalho:
PRÁTICAS PEDAGÓGICAS E INSTRUMENTOS DIDÁTICOS NA APRENDIZAGEM DO ALUNO

Assunto:
Linguagem; Análise de discurso; Práticas pedagógicas; Portfólio;

Ano de Defesa:
2016

Biblioteca:
Unidade Fátima

Área de Concentração:
Linguagem e Sociedade

Linha de Pesquisa:
Língua e Ensino

Resumo:
Objetivando compreender a prática pedagógica contemporânea pela inserção de novas tecnologias para o processo de ensino e de aprendizagem, nos ocupamos, nesta pesquisa, de investigar os modos da práxis pedagógica que se utiliza do instrumento portfólio no processo de ensino e de aprendizagem. Nossa hipótese circulou em torno dos sentidos que apontavam para o portfólio como um instrumento que poderia contribuir com os processos de formação/constituição de um sujeito autônomo na construção do conhecimento. A partir dos fundamentos teóricos da Análise de Discurso, cotejamos a compreensão de que há ainda um longo percurso a ser percorrido para que a escola possa questionar(-se) os/sobre os processos de ensino, aprendizagem e sobre os modos como lida com o instrumentos da e para a sua práxis.

Palavras-Chave PT-BR:
Linguagem, tecnologia, portfólio

Palavras-Chave EN:
Language, technology, portfolio