Detalhes do Trabalho

Título PT-BR:
CONSTRUÇÃO SÓCIO HISTÓRICA E POLÍTICA DO IMAGINÁRIO ACERCA DA CEGUEIRA

Autor:
PRISCILLA FERREIRA E SILVA

Orientador:
BARROS, Renata Chrystina Bianchi

Titulação do Orientador:
Mestre

Curso:
Mestrado em Ciências da Linguagem

Tipo de Trabalho:
CONSTRUÇÃO SÓCIO HISTÓRICA E POLÍTICA DO IMAGINÁRIO ACERCA DA CEGUEIRA

Assunto:
Discurso; Cegueira; Deficiência; sala de aula;

Ano de Defesa:
2016

Biblioteca:
Unidade Fátima

Área de Concentração:
Linguagem e Sociedade

Linha de Pesquisa:
Língua e Ensino

Resumo:
A presente pesquisa objetiva compreender a construção sócio histórica do imaginário acerca da cegueira, fundamentados teórica e metodologicamente na Análise de Discurso de escola pecheuxtiana. No primeiro capítulo dessa dissertação, nos dedicamos à leitura de alguns arquivos históricos que abordam os sentidos sobre/da cegueira e do cego ao longo do século XIX, XX e XXI. Esta estratégia nos possibilitou, antes de tudo, a construção de um olhar sobre os discursos que nos atravessam, e que não nos damos conta de seus efeitos sem olharmos para a historicidade (dos sentidos) que constitui os sujeitos. No segundo capítulo, direcionamos os nossos gestos de interpretação para as formas, de parte da legislação brasileira, que trata diretamente do tema, e contribui material e ideologicamente na constituição do sujeito deficiente. Nesse nosso gesto de interpretação, buscamos a compreensão sobre os discursos que atravessam, orientam e disciplinam o fazer pedagógico dos professores de classes regulares da rede pública de ensino. No terceiro capítulo, abordamos a audiodescrição como possibilidade de prática pedagógica nos processos de interação “dos”, e “com” alunos cegos, com os conteúdos escolares, tendo como ponto inicial para a reflexão um plano de aula elaborado no início do ano de 2015, com o intuito de atender a demanda imposta pela inclusão de um aluno cego em uma sala regular do ensino médio. A respeito do que anunciamos, destacamos que toda uma rede de sentidos é posta em movimento quando a pessoa cega adentra ao sistema escolar, lembrando que o sistema escolar é concebido como um aparelho disciplinador a serviço do Estado, concebido para normalizar comportamentos, e pensado para receber/operar sobre um padrão de normalidade idealizado.

Palavras-Chave PT-BR:
Linguagem, Escola, Audiodescrição, Cegueira, Deficiência, Inclusão

Palavras-Chave EN:
Language, School , Audio Description , Blindness , Disability, Inclusion