Detalhes do Trabalho
Título PT-BR:
FUNCIONAMENTOS DISCURSIVOS NO ENSINO DE NOVAS TECNOLOGIAS DE LINGUAGEM EM REGIÃO RURAL
Autor:
CARVALHO, Evangela Maria de
Orientador:
PAYER, Maria Onice
Titulação do Orientador:
Mestre
Curso:
Mestrado em Ciências da Linguagem
Tipo de Trabalho:
FUNCIONAMENTOS DISCURSIVOS NO ENSINO DE NOVAS TECNOLOGIAS DE LINGUAGEM EM REGIÃO RURAL
Assunto:
Análise do discurso; Ensino de informática; Ensino-aprendizagem;
Ano de Defesa:
2015
Biblioteca:
Unidade Fátima
Área de Concentração:
Linguagem e Sociedade
Linha de Pesquisa:
Língua e Ensino
Resumo:
A presente pesquisa tem como base conceitual a análise de discurso de linha francesa e focaliza como objeto de investigação a relação entre sujeito e sentidos no ensino-aprendizagem de tecnologia digital em região rural. A pesquisa foi desenvolvida na Escola Pedro Roza de Informática da Fazenda Sertãozinho, em Botelhos, MG, em um contexto onde os sentidos de rural, não rural, urbano são recorrentes. A metodologia da pesquisa é a da análise de discurso, e articula o ensino e a pesquisa, por meio de um processo de criação e desenvolvimento de atividades, pelo sujeito professor, em aulas de informática para sujeitos que cursam o Ensino Fundamental. São analisados materiais de linguagem tomados de um corpus experimental de pesquisa montado no processo da pesquisa, e que incidem tematicamente nas relações de sentido entre o rural, o urbano e as tecnologias. Ao longo do processo da pesquisa foi perceptível o deslocamento da posição de sujeito professor, idealizador do ensino, para a de pesquisador, autor desta dissertação, na medida em que se propôs no trabalho a dar movimento ao modo de (re)elaborar materiais para as atividades, e de levar os alunos a se relacionarem com o objeto de conhecimento, de um modo que não desconecta a materialidade das tecnologias digitais dos discursos em que se inscrevem os sujeitos. O ensino-aprendizagem de tecnologia não se torna um fim em si mesmo, mas articula-se questões do contexto social. As análises indicaram que se o imaginário sobre o rural que apresenta a sujeitos na região rural, e não só urbana, por outro lado o funcionamento dos sentidos de rural é mais diverso do que se imagina. Com atenção a esse imaginário, e contado com os recursos das tecnologias digitais neste específico ensino, a pesquisa se estruturou e desenvolveu de modo a buscar formas de, ao analisá-lo, reconduzir o ensino, enlaçando as atividades feitas com as subsequentes, a fim de propiciar aos sujeitos o trabalho e a formulação dos sentidos, confrontando o imaginário fixado sobre o rural e deixando aparecer a multiplicidade de sentidos que o envolvem no contexto de uma fazenda.
Palavras-Chave PT-BR:
Análise de discurso, Tecnologia Digital, Educação, Ensino- aprendizagem, Rural e urbano
Palavras-Chave EN:
Discourse Analysis, digital technology, Education, Learning, teaching-learning, Rural and urban