Detalhes do Trabalho
Título PT-BR:
CONTEMPORANEIDADE E ESCOLA: A PROCURA DO SUJEITO
Autor:
FARAGO, Ana Paula Ferreira
Orientador:
Profa. Dra. Maria Onice Payer
Titulação do Orientador:
Mestre
Curso:
Mestrado em Ciências da Linguagem
Tipo de Trabalho:
CONTEMPORANEIDADE E ESCOLA: A PROCURA DO SUJEITO
Assunto:
. Sujeito . Contemporaneidade . Escola . Discurso . Tecnologia
Ano de Defesa:
2015
Biblioteca:
Unidade Fátima
Área de Concentração:
Linguagem e Sociedade
Linha de Pesquisa:
Análise de discurso
Resumo:
Situamos o tema desta pesquisa em condições sócio-históricas marcadas pelo ritmo acelerado, pelo excesso de informação, pela expansão (ou efeito de falta) de limites, características do período em que vivemos, propondo-me a analisar o modo de inscrição do sujeito que se constitui na contradição das práticas digitais cotidianas e o ambiente escolar. Pensamos também o discurso da pós-modernidade sobre as mutações da subjetividade no contemporâneo em face das tecnologias de linguagem, referindo-se ao sujeito de sucesso e ao sujeito-da-tecnologia. Como corpus foram selecionados materiais de linguagem produzidos por alunos de uma escola municipal de Pouso Alegre, coletados em uma publicação escolar e analisados a partir da teoria e metodologia da Análise de Discurso. O entendimento das questões levantadas vem ao encontro da necessidade de compreender o sujeito-aluno atendido por instituições educacionais que, em sua grande maioria, não vêm acompanhando adequadamente as mudanças da sociedade e vivem uma crise demonstrada pelos baixos índices de aprendizagem. A análise dos materiais de linguagem nos levou a sujeitos marcados pela ideologia de mercado, apontando para um processo de transição
Palavras-Chave PT-BR:
Sujeito, Contemporaneidade, Escola, Discurso,Tecnologia.