Detalhes do Trabalho

Título PT-BR:

CONTEMPORANEIDADE E ESCOLA: A PROCURA DO SUJEITO

Autor:

FARAGO, Ana Paula Ferreira

Orientador:

Profa. Dra. Maria Onice Payer

Titulação do Orientador:

Mestre

Curso:

Mestrado em Ciências da Linguagem

Tipo de Trabalho:

CONTEMPORANEIDADE E ESCOLA: A PROCURA DO SUJEITO

Assunto:

. Sujeito . Contemporaneidade . Escola . Discurso . Tecnologia

Ano de Defesa:

2015

Biblioteca:

Unidade Fátima

Área de Concentração:

Linguagem e Sociedade

Linha de Pesquisa:

Análise de discurso

Resumo:

Situamos o tema desta pesquisa em condições sócio-históricas marcadas pelo ritmo acelerado, pelo excesso de informação, pela expansão (ou efeito de falta) de limites, características do período em que vivemos, propondo-me a analisar o modo de inscrição do sujeito que se constitui na contradição das práticas digitais cotidianas e o ambiente escolar. Pensamos também o discurso da pós-modernidade sobre as mutações da subjetividade no contemporâneo em face das tecnologias de linguagem, referindo-se ao sujeito de sucesso e ao sujeito-da-tecnologia. Como corpus foram selecionados materiais de linguagem produzidos por alunos de uma escola municipal de Pouso Alegre, coletados em uma publicação escolar e analisados a partir da teoria e metodologia da Análise de Discurso. O entendimento das questões levantadas vem ao encontro da necessidade de compreender o sujeito-aluno atendido por instituições educacionais que, em sua grande maioria, não vêm acompanhando adequadamente as mudanças da sociedade e vivem uma crise demonstrada pelos baixos índices de aprendizagem. A análise dos materiais de linguagem nos levou a sujeitos marcados pela ideologia de mercado, apontando para um processo de transição

Palavras-Chave PT-BR:

Sujeito, Contemporaneidade, Escola, Discurso,Tecnologia.