Detalhes do Trabalho
Título PT-BR:
LEITOR E AUTOR PEDEM PASSAGEM: RE(CLAMAM) SENTIDOS: ANÁLISE DE UMA OFICINA DE LEITURA REALIZADA COM ALUNOS DO ENSINO MÉDIO
Autor:
SILVA, Rosemari
Orientador:
Profa. Dra. Mirian dos Santos
Titulação do Orientador:
Mestre
Curso:
Mestrado em Ciências da Linguagem
Tipo de Trabalho:
LEITOR E AUTOR PEDEM PASSAGEM: RE(CLAMAM) SENTIDOS: ANÁLISE DE UMA OFICINA DE LEITURA REALIZADA COM ALUNOS DO ENSINO MÉDIO
Assunto:
. Leitura . Efeito-autor . Efeito-leitor . Memória . Análise discursiva
Ano de Defesa:
2015
Biblioteca:
Unidade Fátima
Área de Concentração:
Linguagem e Sociedade
Linha de Pesquisa:
Análise de discurso
Resumo:
Nosso trabalho consiste de uma observação e análise discursiva acerca do efeito leitor e efeito autor dos alunos do Ensino Médio, mediante a leitura do conto narrativo de Lygia Fagundes Telles “Venha ver o pôr-do-sol”. Buscamos compreender os gestos de leitura, efeitos de sentido que esses gestos produziram no leitor e no autor. Na montagem do corpus de pesquisa propusemos a alunos do 1º ano do Ensino Médio da Escola Estadual Elvira de Pardo Meo Muraro, da cidade de Campinas, SP, a realização da oficina de leitura, em que os alunos após a leitura do conto de Lygia Fagundes Telles produziram seus próprios textos. Esses textos foram analisados sob o viés da Análise do Discurso. Notamos durante as análises dos textos dos alunos como a autoria é algo que deve ser trabalhado desde cedo, e o quanto é necessária a derrubada dos limites e dos muros escolares, para que o efeito leitor e a autoria se instale. Detemo-nos, principalmente, nos seguintes dispositivos da Análise do Discurso: autoria, formação discursiva, efeito-leitor, efeito-autor, memória, posição-sujeito.
Palavras-Chave PT-BR:
Leitura. Efeito-autor. Efeito-leitor. Memória.
Palavras-Chave EN:
Reading. Effect-author. Effect-reader.Memory.