Detalhes do Trabalho

Título PT-BR:

O DISCURSO DA PLACA DO IDEB: FOI NOTA MESMO QUE VOCÊ DISSE?

Autor:

FERNANDES , Alessandra Nogueira

Orientador:

Profa. Dra. Greciely C. da Costa

Titulação do Orientador:

Mestre

Curso:

Mestrado em Ciências da Linguagem

Tipo de Trabalho:

O DISCURSO DA PLACA DO IDEB: FOI NOTA MESMO QUE VOCÊ DISSE?

Assunto:

. Placa de Notas; . IDEB; . Discurso; . Político; . Língua de Estado.

Ano de Defesa:

2015

Biblioteca:

Unidade Fátima

Área de Concentração:

Linguagem e Sociedade

Linha de Pesquisa:

Língua e ensino

Resumo:

O presente estudo busca compreender o processo de significação que se constitui no discurso do IDEB por meio do funcionamento das placas expostas, pelo Governo do Estado de Minas Gerais, a partir de 2013, nas escolas públicas do estado. Essas placas, com a proposição de divulgação das notas obtidas pelas instituições de ensino público estadual no ano de 2011, visam a confirmar o envolvimento do Governo do Estado de Minas Gerais com o modelo de visão sistêmica da educação estabelecido, em 2007, com a criação do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE). Porém, temos a impressão de que seu discurso fala além da proposta governamental, parecendo corporizar um discurso político-educacional que significa de múltiplas maneiras. Portanto, este trabalho analisa discursivamente a placa do IDEB tomando-a enquanto objeto simbólico que produz efeitos de sentido a fim de compreender suas discursividades. Com isso, observamos de que maneira o discurso da placa funciona, de que forma uma língua de estado se articula com a propaganda política e de que modo o político se instala na produção de efeitos de sentido.

Palavras-Chave PT-BR:

Placa de Notas, IDEB, Discurso, Político, Língua de Estado.

Palavras-Chave EN:

Score Index Signs, IDEB, Speech, Political, State Language.