Detalhes do Trabalho

Título PT-BR:

A ESCRITA DE DIÁRIO: INTERLOCUÇÃO E INSCRIÇÃO SUBJETIVA DE ESTUDANTES DE ENSINO MÉDIO DO IFSULDEMINAS EM RELAÇÃO À LÍNGUA PORTUGUESA

Autor:

PATRONIERI, Carla Adriana Fernandes Alves

Orientador:

Profa. Dra. Maria Onice Payer

Titulação do Orientador:

Mestre

Curso:

Mestrado em Ciências da Linguagem

Tipo de Trabalho:

A ESCRITA DE DIÁRIO: INTERLOCUÇÃO E INSCRIÇÃO SUBJETIVA DE ESTUDANTES DE ENSINO MÉDIO DO IFSULDEMINAS EM RELAÇÃO À LÍNGUA PORTUGUESA

Assunto:

. Língua portuguesa . Diário . Escrita de si . Análise de discurso . Interlocução

Ano de Defesa:

2015

Biblioteca:

Unidade Fátima

Área de Concentração:

Linguagem e Sociedade

Linha de Pesquisa:

Língua e ensino

Resumo:

Esta pesquisa se propôs a investigar, com base nos pressupostos teórico-metodológicos da Análise de Discurso de linha francesa em sua relação constitutiva com a Psicanálise, o funcionamento da escrita de diários em ambiente escolar. Realizou-se esta pesquisa com sujeitos-alunos do Curso Técnico em Agropecuária do IFSULDEMINAS - Câmpus Inconfidentes, observando o diário como elemento mediador do ensino-aprendizagem de Língua Portuguesa e possibilidade de despertar no aluno o ‘desejo de saber’ e de escrever. Sob o pressuposto de que a desenvoltura da escrita vem se mostrando insuficiente em diversos âmbitos de comunicação, trabalhou-se a hipótese, a partir da proposta e observação de atividades de ‘escrita de si’, de que os diários contribuem, de maneira profícua, para o trabalho com a escrita na disciplina de Língua Portuguesa. As análises dos recortes dos diários escritos pelos sujeitos-alunos foram feitas por temas discursivos e de acordo com a regularidade com que estes foram apresentados pelos alunos. Observou-se que, na escrita de si, o aluno se constitui e, por meio dos diários, há possibilidade de se inscrever discursivamente pela língua, criando-se, assim, uma relação singular de interlocução entre aluno e professor através da escrita. Ao aproximar-se do aluno, o professor passa a ser presença que acolhe e propicia oportunidades de expor ideias por escrito, sem os constrangimentos comuns no funcionamento do discurso pedagógico no Ensinoaprendizagem de Língua Portuguesa.

Palavras-Chave PT-BR:

Língua portuguesa. Diário. Escrita de si. Análise de discurso. Interlocução

Palavras-Chave EN:

Portuguese language. Diary. Self writing. Discourse analysis. Interlocution