Detalhes do Trabalho
Título PT-BR:
A ESCRITA DE DIÁRIO: INTERLOCUÇÃO E INSCRIÇÃO SUBJETIVA DE ESTUDANTES DE ENSINO MÉDIO DO IFSULDEMINAS EM RELAÇÃO À LÍNGUA PORTUGUESA
Autor:
PATRONIERI, Carla Adriana Fernandes Alves
Orientador:
Profa. Dra. Maria Onice Payer
Titulação do Orientador:
Mestre
Curso:
Mestrado em Ciências da Linguagem
Tipo de Trabalho:
A ESCRITA DE DIÁRIO: INTERLOCUÇÃO E INSCRIÇÃO SUBJETIVA DE ESTUDANTES DE ENSINO MÉDIO DO IFSULDEMINAS EM RELAÇÃO À LÍNGUA PORTUGUESA
Assunto:
. Língua portuguesa . Diário . Escrita de si . Análise de discurso . Interlocução
Ano de Defesa:
2015
Biblioteca:
Unidade Fátima
Área de Concentração:
Linguagem e Sociedade
Linha de Pesquisa:
Língua e ensino
Resumo:
Esta pesquisa se propôs a investigar, com base nos pressupostos teórico-metodológicos da Análise de Discurso de linha francesa em sua relação constitutiva com a Psicanálise, o funcionamento da escrita de diários em ambiente escolar. Realizou-se esta pesquisa com sujeitos-alunos do Curso Técnico em Agropecuária do IFSULDEMINAS - Câmpus Inconfidentes, observando o diário como elemento mediador do ensino-aprendizagem de Língua Portuguesa e possibilidade de despertar no aluno o ‘desejo de saber’ e de escrever. Sob o pressuposto de que a desenvoltura da escrita vem se mostrando insuficiente em diversos âmbitos de comunicação, trabalhou-se a hipótese, a partir da proposta e observação de atividades de ‘escrita de si’, de que os diários contribuem, de maneira profícua, para o trabalho com a escrita na disciplina de Língua Portuguesa. As análises dos recortes dos diários escritos pelos sujeitos-alunos foram feitas por temas discursivos e de acordo com a regularidade com que estes foram apresentados pelos alunos. Observou-se que, na escrita de si, o aluno se constitui e, por meio dos diários, há possibilidade de se inscrever discursivamente pela língua, criando-se, assim, uma relação singular de interlocução entre aluno e professor através da escrita. Ao aproximar-se do aluno, o professor passa a ser presença que acolhe e propicia oportunidades de expor ideias por escrito, sem os constrangimentos comuns no funcionamento do discurso pedagógico no Ensinoaprendizagem de Língua Portuguesa.
Palavras-Chave PT-BR:
Língua portuguesa. Diário. Escrita de si. Análise de discurso. Interlocução
Palavras-Chave EN:
Portuguese language. Diary. Self writing. Discourse analysis. Interlocution