Detalhes do Trabalho

Título PT-BR:

SENTIDOS POSSÍVEIS NA RELAÇÃO DO SUJEITO COM A LÍNGUA PORTUGUESA: AS “PÉROLAS DO ENEM”.

Autor:

SANTOS, Heloisa Helena dos

Orientador:

Profa. Dra. Paula Chiaretti

Titulação do Orientador:

Mestre

Curso:

Mestrado em Ciências da Linguagem

Tipo de Trabalho:

SENTIDOS POSSÍVEIS NA RELAÇÃO DO SUJEITO COM A LÍNGUA PORTUGUESA: AS “PÉROLAS DO ENEM”.

Assunto:

. Discurso . Enem . Sentido . Sujeito-autor . Sujeito-leitor . Equívoco

Ano de Defesa:

2014

Biblioteca:

Unidade Fátima

Área de Concentração:

Linguagem e Sociedade

Linha de Pesquisa:

Língua e ensino

Resumo:

Este trabalho objetivou deslocar a noção de erro instituída pela regra da norma culta, por meio de análises discursivas de “pérolas”. A análise buscou demonstrar a equivocidade da língua, avessa à normatização, apesar do estabelecimento noção gramatical de ambiguidade. Pelo viés da Análise do Discurso e tendo como base a materialidade discursiva as “pérolas do Enem 2013”, foram observados certos modos de relação dos sujeitos com a língua portuguesa. Foram analisados os enunciados escritos e os comentários sobre estes enunciados que fazem repercutir certos efeitos do processo histórico de institucionalização da língua na relação “certo ou errado”. Para fins de apresentação do trabalho, convencionou-se denominar o sujeito que produz o texto de redação do Enem de sujeito-autor, enquanto o sujeito que comenta a produção escrita é denominado como sujeito-leitor, embora ambos produzam discurso. Como dispositivos analíticos foram elencados conceitos como equívoco, formações discursivas, interdiscurso/intradiscurso, constituição/enunciação do discurso, repetição, memória e pré-construído. Dentro da complexidade do material, foi considerado também o lugar/posição social. Os aspectos a serem abordados neste estudo, certamente contribuirão para a compreensão dos diversos processos de constituição do sujeito na linguagem. Tal compreensão levará em consideração a interpretação e suas aberturas, contribuindo com a discussão sobre os processos de ensino e aprendizagem. Esta dissertação observa que a compreensão da leitura não é somente orientada pelas marcas gráficas do texto, mas, sobretudo, pelo o que estas marcas têm a dizer sobre o modo como o sujeito-leitor apreende e interpreta o discurso do sujeito-autor, ou seja, efeitos de sentido no discurso. A leitura é algo significativo e para ser entendida deve levar em consideração o sujeito enuncia a partir de condições especificas de produção, que determinam a constituição de um sujeito no seu encontro com a língua.

Palavras-Chave PT-BR:

discurso, Enem, sentido, sujeito-autor, sujeito-leitor, equívoco.

Palavras-Chave EN:

discourse , Enem, sense, subject-author, subject-reader, misconception.