Detalhes do Trabalho

Título PT-BR:

EXPRESSÕES IDIOMÁTICAS DA LÍNGUA INGLESA: EXPRESSÃO RADICAL DE UMA LÍNGUA-CULTURA Pouso Alegre, MG, 2014

Autor:

LIMA, Juliano da Silva.

Orientador:

Profa. Dra. Juliana Santana Cavallari

Titulação do Orientador:

Mestre

Curso:

Mestrado em Ciências da Linguagem

Tipo de Trabalho:

EXPRESSÕES IDIOMÁTICAS DA LÍNGUA INGLESA: EXPRESSÃO RADICAL DE UMA LÍNGUA-CULTURA Pouso Alegre, MG, 2014

Assunto:

. Língua-cultura . Expressões idiomáticas . Língua inglesa . Ensino-aprendizagem de línguas

Ano de Defesa:

2014

Biblioteca:

Unidade Fátima

Área de Concentração:

Linguagem e Sociedade

Linha de Pesquisa:

Língua e ensino

Resumo:

LIMA, J. S. Expressões idiomáticas de língua inglesa: Expressão radical de uma língua-cultura. 2014. 140 p. Dissertação de Mestrado - Universidade do Vale do Sapucaí - Univás, Pouso Alegre, Minas Gerais, 2014. Objetiva-se, com este estudo de natureza interpretativa, realizar uma análise dos efeitos de sentido, do imaginário evocado no sujeito-aluno e no sujeito- professor e sua aparente impossibilidade de tradução diante das Expressões Idiomáticas da Língua Inglesa (LI). Com base em alguns conceitos norteadores da Análise de Discurso de linha francesa (AD), partimos do pressuposto de que há uma relação indissociável entre língua, cultura e ideologia que produz efeitos de sentidos nas expressões idiomáticas, em particular, e no processo de ensino-aprendizagem de línguas, de modo geral. Levantamos a hipótese de que as expressões idiomáticas da LI ao mesmo tempo em que encantam, pois trazem particularidades da língua-cultura alvo e de seus falantes, também coloca em evidência a impossibilidade de apreensão dos sentidos pela LM do sujeito aprendiz, em função da relação entre língua, cultura e ideologia e dos sentidos evocados em cada língua-cultura. A coleta do material a ser analisado neste estudo se deu através de entrevistas orais semiestruturadas realizadas com alunos de nível intermediário de LI e professores de uma escola particular de Idiomas, localizada em Ouro Fino, MG, e com uma professora norte-americana nativa. Em última instância, pretendemos, com o presente estudo, contribuir significantemente não só para uma reflexão mais aprofundada do assunto pesquisado, como também promover ressignificações e deslocamentos naqueles que se sentem tocados e identificados à LI.

Palavras-Chave PT-BR:

língua-cultura, expressões idiomáticas, língua inglesa, ensino-aprendizagem de línguas.

Palavras-Chave EN:

language-culture, idioms, english language, language teaching-learning.