Detalhes do Trabalho

Título PT-BR:

MARCA PETROBRAS: DISCURSO E REDES DE MEMÓRIA

Autor:

ASSIS JÚNIOR, Jair Pinto

Orientador:

Prof. Dr. Newton Guilherme Vale Carrozza

Titulação do Orientador:

Mestre

Curso:

Mestrado em Ciências da Linguagem

Tipo de Trabalho:

MARCA PETROBRAS: DISCURSO E REDES DE MEMÓRIA

Assunto:

. Marca; . Petrobras; . Análise do discurso.

Ano de Defesa:

2015

Biblioteca:

Unidade Fátima

Área de Concentração:

Linguagem e Sociedade

Linha de Pesquisa:

Língua e ensino

Resumo:

O presente estudo busca desconstruir a noção de marca já posta pelas práticas da comunicação, em especifico da publicidade e propaganda e das ferramentas do marketing. Tais perspectivas compreendem o conceito de marca apenas em sua dimensão gráfica, representativa, de identificação de uma empresa, instituição, lugar, pessoa, produto ou serviço. A noção de marca é entendida, inicialmente, por esses pontos de vista, como o nome, sinal, símbolo, desenho ou sua combinação que objetiva consolidar, em si mesma, um conjunto de valores, tangíveis e intangíveis, relevantes positivamente, para que o consumidor possa fazer sua diferenciação na relação com seus concorrentes em uma lógica capitalista de mercado. Por meio dos dispositivos teóricos da Análise de Discurso de linha francesa, este trabalho visa compreender como a marca Petrobras constitui sujeitos, sentidos e lugares de identificação social. Por uma lógica positivista, essa marca estatal tem papel de destaque junto à sociedade brasileira que, pelo nosso modo de ver, estabelece um discurso sobre si mesma e sobre o povo brasileiro. Esse discurso da marca Petrobras é calcado em determinadas redes de memória, que funcionam como uma tentativa ideológica de homogeneização e estabilização de determinados sentidos. Sob à luz do aparato teórico da Análise de Discurso, observa-se e analisa-se a marca da estatal brasileira Petrobras, desde as condições de produção que antecederam sua criação até os tempos atuais. Sob a perspectiva teórica na qual se inscreve esse trabalho, a proposição não supõe um ponto de chegada e nem uma conclusão absoluta, mas deseja fazer compreender o funcionamento discursivo da marca Petrobras como prática social reguladora, fornecedora e delimitadora de sentidos estabilizados sobre si própria e sobre discursos relacionados à noção do sujeito brasileiro.

Palavras-Chave PT-BR:

Propaganda, Marca, Análise de Discurso, Memória.

Palavras-Chave EN:

Advertising, Brand, Discourse Analysis, Memory.