Detalhes do Trabalho

Título PT-BR:

A RELAÇÃO DE ALUNOS DE UM CURSO TÉCNICO EM AGROPECUÁRIA COM O ENSINO DE LÍNGUAS

Autor:

CHINÁGLIA, Josiane Pereira Fonseca

Orientador:

Profa. Dra. Juliana Santana Cavallari

Titulação do Orientador:

Mestre

Curso:

Mestrado em Ciências da Linguagem

Tipo de Trabalho:

A RELAÇÃO DE ALUNOS DE UM CURSO TÉCNICO EM AGROPECUÁRIA COM O ENSINO DE LÍNGUAS

Assunto:

. Análise do discurso; . Língua Materna; . Língua Estrangeira; . Língua Institucionalizada.

Ano de Defesa:

2014

Biblioteca:

Unidade Fátima

Área de Concentração:

Linguagem e Sociedade

Linha de Pesquisa:

Língua e ensino

Resumo:

Este trabalho prioriza a relação que alunos do primeiro ano do curso técnico em agropecuária, integrado ao ensino médio, do Instituto Federal do Sul de Minas Gerais – Campus Muzambinho (IFSULDEMINAS) estabelecem com a língua portuguesa e com a língua inglesa no processo de ensino-aprendizagem de línguas, tendo em vista que a língua portuguesa parece adquirir outras formas e textualizações na escola regular, se apresentando como língua portuguesa, institucionalizada e até mesmo, estranha, o que aproximaria o ensino da lí ngua portuguesa ao ensino da língua inglesa. Partindo do pressuposto de que os alunos dessa modalidade de curso possuem uma relação conflituosa com o ensino de línguas portuguesa e inglesa, levantamos a hipótese de que o insucesso em relação à aprendizagem de Inglês como língua estrangeira está diretamente atrelado à relação do sujeito aprendiz com o ensino formal da língua portuguesa. Pretendemos, portanto, apontar marcas discursivas que sugerem que a não familiarização ou resistência diante da língua portuguesa, enquanto disciplina regular do curso em questão, se reflete no posicionamento dos alunos do referido curso diante da aprendizagem de uma língua estrangeira, no caso: da língua inglesa. Como material de pesquisa foram utilizados alguns questionários escritos, respondidos por alunos do primeiro ano do curso técnico, no horário da aula de inglês. Posteriormente, também foram realizadas atividades com textos escritos em inglês e português, cujas respostas fornecidas pelos mesmos alunos foram analisadas e contrapostas ao que havia sido dito sobre a importância de se saber a língua inglesa na atualidade. As análises empreendidas no corpus discursivo se ancoram nos pressupostos teórico-metodológicos da Análise do Discurso de linha francesa e salientam que a relação que o sujeito de pesquisa estabelece com a língua portuguesa enquanto língua institucionalizada em sua forma escrita ou conteúdo a ser apreendido se assemelha à relação de estranhamento e distanciamento que este sujeito estabelece com a língua inglesa.

Palavras-Chave PT-BR:

Língua Materna, Língua Estrangeira, Ensino-Aprendizagem, Análise do Discurso, Ensino técnico.

Palavras-Chave EN:

Mother tongue, Foreign language, Teaching and Learning, Discourse Analysis, Technical education.