Detalhes do Trabalho

Título PT-BR:

ENTRE A IMAGEM E O TEXTO: OS CAMINHOS DA ARGUMENTAÇÃO NA PUBLICIDADE DAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO

Autor:

BARROS, Gislaine de Carvalho

Orientador:

Profa. Dra. Débora Raquel Hettwer Massmann

Titulação do Orientador:

Mestre

Curso:

Mestrado em Ciências da Linguagem

Tipo de Trabalho:

ENTRE A IMAGEM E O TEXTO: OS CAMINHOS DA ARGUMENTAÇÃO NA PUBLICIDADE DAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO

Assunto:

. Argumentação . Argumentação e discurso publicitário . Argumentação e publicidade . Imagem e texto . Publicidade

Ano de Defesa:

2014

Biblioteca:

Unidade Fátima

Área de Concentração:

Linguagem e Sociedade

Linha de Pesquisa:

-

Resumo:

Inserida na perspectiva das teorias linguísticas, mais precisamente daquelas que tratam do funcionamento da linguagem na sociedade, proponho-me a pensar, nesta pesquisa, as estratégias argumentativas que são colocadas em prática no discurso publicitário. Embasada na Teoria da Argumentação de Perelman & Tyteca, pretendo identificar como a prática linguageira da Argumentação produz sentidos na construção do discurso publicitário, em especial, o discurso publicitário educacional. Para isso, foi selecionado como material de análise um conjunto de anúncios publicitários de Instituições de Ensino (IEs). Pretendo, a partir desta investigação, compreender as relações mercadológicas que têm se estabelecido entre a publicidade e a educação e os traços argumentativos presentes nas anúncios publicitários analisados no corpus. O interesse pela publicidade educacional se dá pensando a linguagem, muito além de sua função como instrumento de comunicação, mas sim considerando a linguagem como uma prática social que atua na constituição de sentidos e de sujeitos, como forma de ação sobre outrem que se dá através e pela Argumentação. Perelman & Tyteca destacam que a linguagem não é apenas um meio de comunicação e sim que a argumentação está inscrita na linguagem com valor persuasivo e decisório. Neste trabalho, observa-se não apenas o que está no texto da publicidade, mas também como a imagem, nas peças publicitárias, pode funcionar como um argumento contundente na persuasão. Formular respostas para este questionamentos é um trabalho complexo e, de certa forma, relativo, uma vez que em função das condições de produção de cada texto publicitário, para cada Instituição de Ensino, em épocas distintas, pode-se chegar a respostas diferentes.

Palavras-Chave PT-BR:

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Palavras-Chave EN:

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