Detalhes do Trabalho
Título PT-BR:
MÚSICA E SILÊNCIO: Entre Pautas e Pausas
Autor:
GONÇALVES, Uillian Santiago Antônio
Orientador:
Profa. Dra. Eni de Lourdes Puccinelli Orlandi
Titulação do Orientador:
Mestre
Curso:
Mestrado em Ciências da Linguagem
Tipo de Trabalho:
MÚSICA E SILÊNCIO: Entre Pautas e Pausas
Assunto:
. Análise de discurso . Música . Silêncio . Linguagem . Reflexividade . Sujeito
Ano de Defesa:
2014
Biblioteca:
Unidade Fátima
Área de Concentração:
Linguagem e Sociedade
Linha de Pesquisa:
-
Resumo:
Com base na teoria da Análise de Discurso de linha francesa, abordaremos nesta dissertação uma análise no discurso musical, destacando de maneira proeminente a noção de Silêncio e de Reflexividade, que são fundamentais para a relação estabelecida entre o domínio da música e o da Análise de Discurso. Buscamos por meio deste estudo, compreender o funcionamento do silêncio por meio da noção de silêncio fundante e silenciamento. Será compreendida a noção de subjetivação, posição-sujeito e situação, como elementos essenciais nesta investigação, de modo a compreender os efeitos de sentido produzidos pelo sonorizar e não sonorizar. Apresentamos alguns elementos da teoria musical, como texto da música: pautas, pausas, notas musicais, figuras rítmicas, dentre outros símbolos, elementos textualizados pela materialidade da música. Toda compreensão do tema se concentra em um corpus experimental elaborado a partir de um documentário com as peças 4’33” de John Cage e Pela Falta de Ti de Uillian Santiago e depoimentos de convidados. É um estudo que tende compreender o funcionamento da materialidade da música, produzindo diversos efeitos de sentido nos sujeitos da música e sujeitos público nas suas posições-sujeitos: compositor, intérprete e ouvinte. Enfim, Música e Silêncio: entre pautas e pausas, fará muitos leitores produzirem novos sentidos, ao serem tomados pelo silêncio.
Palavras-Chave PT-BR:
Análise de discurso, Música, Silêncio, Linguagem, Reflexividade, Sujeito.
Palavras-Chave EN:
Discourse Analysis, Music, Silence, Language, Reflexivity, Subject.