Detalhes do Trabalho

Título PT-BR:

PROVOCAÇÕES EM TORNO DO(S) SENTIDO(S) DE TEXTO NO GUIA DE REDAÇÃO DO ENEM

Autor:

LUGO, Sammela Matias

Orientador:

Profa. Dra. Débora Raquel Hettwer Massmann

Titulação do Orientador:

Mestre

Curso:

Mestrado em Ciências da Linguagem

Tipo de Trabalho:

PROVOCAÇÕES EM TORNO DO(S) SENTIDO(S) DE TEXTO NO GUIA DE REDAÇÃO DO ENEM

Assunto:

. Texto . Enem . Semântica . Guia de redação

Ano de Defesa:

2014

Biblioteca:

Unidade Fátima

Área de Concentração:

Linguagem e Sociedade

Linha de Pesquisa:

Análise de discurso

Resumo:

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) surgiu em 1998 com a proposta de analisar e aperfeiçoar o ensino das escolas públicas e particulares do Brasil. Desde sua reformulação em 2009, o Enem imprimiu uma nova noção de ingresso às universidades que direcionou o processo ensino-aprendizagem do ensino médio das escolas de todo o país, principalmente no que concerne à interpretação e elaboração de textos. Diante desse cenário, propomo-nos a investigar como se constituem os sentidos da palavra “texto” tanto para o Ministério da Educação (MEC) quanto para o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), idealizadores deste exame. Portanto, refletimos acerca do Guia de Redação do Enem 2013, um documento fornecido pelo MEC e INEP que se estabelece como um manual, orientando os participantes sobre a maneira como a redação deve ser escrita. Através do dispositivo teórico-metodológico desenvolvido pelo semanticista Eduardo Guimarães, Semântica da Enunciação, é que as análises são realizadas procurando observar a estrutura do texto partindo da noção de que se enuncia enquanto afetado pelo simbólico, pela ideologia e pela historicidade, constituindo um lugar social no processo de produção da enunciação. Na delimitação do corpus, criaram-se sete recortes do guia de redação 2013 buscando responder o que é “texto” e que sentidos são produzidos para esta palavra no funcionamento político da enunciação de professores, alunos e governo. A partir das análises realizadas, observou-se que o documento procura estabelecer o conceito de que o Enem é receptivo com relação às ideias e noções apresentadas pelos candidatos, já que trabalha com o texto dissertativo-argumentativo em que há exposição de ideias do autor. Porém, isso acontece ao mesmo tempo em que é estabelecido um padrão, colocando apenas uma forma correta e possível de interpretação e exposição para o aluno.

Palavras-Chave PT-BR:

Texto, Enem, Semântica, Guia de redação.

Palavras-Chave EN:

Essay,Enem, Semantics, Writing Guide