Detalhes do Trabalho

Título PT-BR:

Ensino-aprendizagem de Inglês em cursos de Agropecuária e de Informática: Auto-exclusão por um discurso de mercado

Autor:

LUCAS, Sérgio Murilo

Orientador:

Prof. Dra. Joelma Pereira de Faria

Titulação do Orientador:

Mestre

Curso:

Mestrado em Ciências da Linguagem

Tipo de Trabalho:

Ensino-aprendizagem de Inglês em cursos de Agropecuária e de Informática: Auto-exclusão por um discurso de mercado

Assunto:

. Análise de discurso . Língua inglesa . Agropecuária . Informática . Exclusão

Ano de Defesa:

2014

Biblioteca:

Unidade Fátima

Área de Concentração:

Linguagem e Sociedade

Linha de Pesquisa:

Língua e ensino

Resumo:

O objetivo deste trabalho é pesquisar, pela perspectiva da Análise de Discurso de linha francesa, quais os sentidos sobre a necessidade e/ou a importância do aprendizado de Língua Inglesa (LI) no discurso dos alunos dos cursos técnicos integrados de Agropecuária e de Informática do IF Sul de Minas, campus Machado. A questão é relevante por buscar pistas para tornar o processo ensino-aprendizagem da disciplina mais significativo, efetivo e prazeroso nesses cursos. Essa necessidade foi confirmada pela análise discursiva do material de pesquisa (questionários aplicados a duas turmas de cada um dos cursos pesquisados), que constatou que, ainda que alguns pareçam negar a importância da língua inglesa, o que, na verdade eles negam é a relevância e eficácia do ensino escolar da língua. O seu discurso, assim como o da grande maioria dos sujeitos, atesta a importância do aprendizado da LI, entretanto, afetados por experiências malsucedidas de aprendizagem e formações imaginárias com antecipações ideologicamente influenciadas por um forte discurso de mercado, muitas vezes acabam se auto-excluindo por uma expectativa idealizada de aprendizado fácil e efetivo que não se dá. Algumas diferenças puderam ser notadas entre os discursos dos sujeitos dos dois cursos pesquisados, dentre as quais, a mais marcante foi que, em Agropecuária, talvez por já viverem fora de casa (a maior parte mora na escola, em regime de internato) e serem um pouco mais velhos, aparece mais fortemente nos sujeitos a preocupação com o futuro profissional, com muitas referências ao trabalho no exterior. Em informática, por outro lado, os sujeitos são unânimes em apontar a importância da disciplina para o curso, porém, talvez porque a relação com a LI seja mais presente, em situações do dia-a-dia e em sala de aula, ela não se materializa discursivamente em suas referências ao futuro pessoal ou profissional. Por fim, a recorrência mais significativa no discurso de alunos de ambos os cursos foi a globalização como fator de universalização e supervalorização da LI, com conseqüente apagamento da língua materna. O discurso que considera a LI não só importante, mas “extremamente necessária” devido a exigências do mercado de trabalho, pressupõe uma exclusão do sujeito, que se vê forçado a aprender “nem que seja o básico” para conseguir um emprego, convertendo-se, assim, em sujeito-mercadoria, ao qual é preciso agregar valor para ser aceito pelo mercado.

Palavras-Chave PT-BR:

Análise de discurso, Língua Inglesa, Agropecuária, Informática, Exclusão.

Palavras-Chave EN:

Discourse analysis, English language, Agriculture and Livestock, Computing, Exclusion.