Detalhes do Trabalho
Título PT-BR:
Ensino-aprendizagem de Inglês em cursos de Agropecuária e de Informática: Auto-exclusão por um discurso de mercado
Autor:
LUCAS, Sérgio Murilo
Orientador:
Prof. Dra. Joelma Pereira de Faria
Titulação do Orientador:
Mestre
Curso:
Mestrado em Ciências da Linguagem
Tipo de Trabalho:
Ensino-aprendizagem de Inglês em cursos de Agropecuária e de Informática: Auto-exclusão por um discurso de mercado
Assunto:
. Análise de discurso . Língua inglesa . Agropecuária . Informática . Exclusão
Ano de Defesa:
2014
Biblioteca:
Unidade Fátima
Área de Concentração:
Linguagem e Sociedade
Linha de Pesquisa:
Língua e ensino
Resumo:
O objetivo deste trabalho é pesquisar, pela perspectiva da Análise de Discurso de linha francesa, quais os sentidos sobre a necessidade e/ou a importância do aprendizado de Língua Inglesa (LI) no discurso dos alunos dos cursos técnicos integrados de Agropecuária e de Informática do IF Sul de Minas, campus Machado. A questão é relevante por buscar pistas para tornar o processo ensino-aprendizagem da disciplina mais significativo, efetivo e prazeroso nesses cursos. Essa necessidade foi confirmada pela análise discursiva do material de pesquisa (questionários aplicados a duas turmas de cada um dos cursos pesquisados), que constatou que, ainda que alguns pareçam negar a importância da língua inglesa, o que, na verdade eles negam é a relevância e eficácia do ensino escolar da língua. O seu discurso, assim como o da grande maioria dos sujeitos, atesta a importância do aprendizado da LI, entretanto, afetados por experiências malsucedidas de aprendizagem e formações imaginárias com antecipações ideologicamente influenciadas por um forte discurso de mercado, muitas vezes acabam se auto-excluindo por uma expectativa idealizada de aprendizado fácil e efetivo que não se dá. Algumas diferenças puderam ser notadas entre os discursos dos sujeitos dos dois cursos pesquisados, dentre as quais, a mais marcante foi que, em Agropecuária, talvez por já viverem fora de casa (a maior parte mora na escola, em regime de internato) e serem um pouco mais velhos, aparece mais fortemente nos sujeitos a preocupação com o futuro profissional, com muitas referências ao trabalho no exterior. Em informática, por outro lado, os sujeitos são unânimes em apontar a importância da disciplina para o curso, porém, talvez porque a relação com a LI seja mais presente, em situações do dia-a-dia e em sala de aula, ela não se materializa discursivamente em suas referências ao futuro pessoal ou profissional. Por fim, a recorrência mais significativa no discurso de alunos de ambos os cursos foi a globalização como fator de universalização e supervalorização da LI, com conseqüente apagamento da língua materna. O discurso que considera a LI não só importante, mas “extremamente necessária” devido a exigências do mercado de trabalho, pressupõe uma exclusão do sujeito, que se vê forçado a aprender “nem que seja o básico” para conseguir um emprego, convertendo-se, assim, em sujeito-mercadoria, ao qual é preciso agregar valor para ser aceito pelo mercado.
Palavras-Chave PT-BR:
Análise de discurso, Língua Inglesa, Agropecuária, Informática, Exclusão.
Palavras-Chave EN:
Discourse analysis, English language, Agriculture and Livestock, Computing, Exclusion.