Detalhes do Trabalho

Título PT-BR:

LINGUA E MEMÓRIA: A CONSTRUÇÃO DE SENTIDOS DA LEI 10.436/02 NOS CURSOS DE LICENCIATURAS

Autor:

OLIVEIRA, Ana Carolina Sales

Orientador:

Profa. Dra. Andrea Silva Domingues

Titulação do Orientador:

Mestre

Curso:

Mestrado em Ciências da Linguagem

Tipo de Trabalho:

LINGUA E MEMÓRIA: A CONSTRUÇÃO DE SENTIDOS DA LEI 10.436/02 NOS CURSOS DE LICENCIATURAS

Assunto:

. Língua de sinais . Memória . Lei

Ano de Defesa:

2011

Biblioteca:

Unidade Fátima

Área de Concentração:

Linguagem e Sociedade

Linha de Pesquisa:

Língua e ensino

Resumo:

O presente trabalho inserido na linha de pesquisa Língua e Ensino, utiliza de alguns conceitos da Analise do Discurso, como Memória, Língua e Interdiscurso para observar como a Lei 10436/02 é interpretada pelo sujeito coordenador e alunos nos cursos de licenciaturas da Universidade do Vale do Sapucaí, os sentidos que a lei tem para o ambiente universitário, as múltiplas interpretações do sistema educacional, e as variáveis do seu processo de implementação. Analisamos os diferentes discursos e sentidos que essa lei tem na formação discursiva dos coordenadores e dos alunos de licenciatura, por meio de entrevistas, leis e questionários. Percebemos que o ensino de Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) ao ser aplicado nos cursos de Licenciaturas possui vários efeitos de sentidos da Lei, desde a capacitação docente até sua organização curricular provocada nos sujeitos envolvidos em seu processo de construção do saber. Notamos também que cada sujeito produz um discurso ligado ao interdiscurso e que se filiam as suas formulações discursivas sobre a implementação da lei 10436/02.

Palavras-Chave PT-BR:

Língua de sinais, Memória, lei.

Palavras-Chave EN:

Sign Language. Memory. Law.