Detalhes do Trabalho
Título PT-BR:
LINGUA E MEMÓRIA: A CONSTRUÇÃO DE SENTIDOS DA LEI 10.436/02 NOS CURSOS DE LICENCIATURAS
Autor:
OLIVEIRA, Ana Carolina Sales
Orientador:
Profa. Dra. Andrea Silva Domingues
Titulação do Orientador:
Mestre
Curso:
Mestrado em Ciências da Linguagem
Tipo de Trabalho:
LINGUA E MEMÓRIA: A CONSTRUÇÃO DE SENTIDOS DA LEI 10.436/02 NOS CURSOS DE LICENCIATURAS
Assunto:
. Língua de sinais . Memória . Lei
Ano de Defesa:
2011
Biblioteca:
Unidade Fátima
Área de Concentração:
Linguagem e Sociedade
Linha de Pesquisa:
Língua e ensino
Resumo:
O presente trabalho inserido na linha de pesquisa Língua e Ensino, utiliza de alguns conceitos da Analise do Discurso, como Memória, Língua e Interdiscurso para observar como a Lei 10436/02 é interpretada pelo sujeito coordenador e alunos nos cursos de licenciaturas da Universidade do Vale do Sapucaí, os sentidos que a lei tem para o ambiente universitário, as múltiplas interpretações do sistema educacional, e as variáveis do seu processo de implementação. Analisamos os diferentes discursos e sentidos que essa lei tem na formação discursiva dos coordenadores e dos alunos de licenciatura, por meio de entrevistas, leis e questionários. Percebemos que o ensino de Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) ao ser aplicado nos cursos de Licenciaturas possui vários efeitos de sentidos da Lei, desde a capacitação docente até sua organização curricular provocada nos sujeitos envolvidos em seu processo de construção do saber. Notamos também que cada sujeito produz um discurso ligado ao interdiscurso e que se filiam as suas formulações discursivas sobre a implementação da lei 10436/02.
Palavras-Chave PT-BR:
Língua de sinais, Memória, lei.
Palavras-Chave EN:
Sign Language. Memory. Law.