Detalhes do Trabalho
Título PT-BR:
UM OLHAR ANALÍTICO SOBRE A LEITURA NA ESCOLA PÚBLICA
Autor:
ROCHA, Vera Sônia de Freitas
Orientador:
Profa. Dra. Ana Cláudia Fernandes Ferreira
Titulação do Orientador:
Mestre
Curso:
Mestrado em Ciências da Linguagem
Tipo de Trabalho:
UM OLHAR ANALÍTICO SOBRE A LEITURA NA ESCOLA PÚBLICA
Assunto:
. Sujeito-leitor . O discurso da escola . Modos de leitura
Ano de Defesa:
2011
Biblioteca:
Unidade Fátima
Área de Concentração:
Linguagem e Sociedade
Linha de Pesquisa:
Língua e ensino
Resumo:
O trabalho aqui apresentado insere-se na linha de pesquisa de Língua e Ensino e visa a investigação dos modos de funcionamento do leitor no Brasil, focando a escola pública, por ser esta a minha área de atuação. Observando o processo de o sujeito se posicionar na perspectiva de leitor, analisam-se suas condições de interpretação, seu modo de se constituir em sujeito leitor, bem como seu modo de (se) significar na Escola. Parto aqui de questões que fazem parte do dia a dia dos docentes: realmente a instituição cuida e exerce seu papel de possibilitar a todo e qualquer discente condições de efetuar seu desenvolvimento como leitor, e como sujeito de sua leitura, já que esta é a função da escola? A partir de uma reflexão pautada em questões desconcertantes aos olhares mais atentos ao aprendizado dos alunos, é possível questionar outros pontos importantes e inevitáveis: a escola tem proporcionado a seus alunos condições para uma boa leitura e compreensão dessa leitura? O trabalho é estabelecido numa perspectiva discursiva e parte do princípio de que é possível oferecer condições para que os alunos desenvolvam uma leitura mais compreensiva, possibilitando-nos conhecer os diversos caminhos que podem ser percorridos pelo aluno para que se chegue a uma leitura que vá além das decodificações de signos. E ainda, tornar possível a compreensão de como o sujeito se transforma em sujeito leitor e sua relação com o mundo. Dividi o corpo do texto em três partes basicamente. A primeira parte é destinada à compreensão de questões relevantes para a Análise do Discurso. Na segunda parte, é tratada uma investigação recorrente das situações cotidianas de sala de aula referentes à leitura, mostra as dificuldades enfrentadas - que talvez venham a ser empecilhos em todas as instituições de Ensino -, mas que, neste trabalho, centram-se na escola pública, que atende uma demanda maior de alunos, vindos de diversas posições sociais. E na terceira parte, encontra-se a conclusão do meu trabalho, que vem abordar de maneira mais concisa os caminhos percorridos nesta pesquisa.
Palavras-Chave PT-BR:
Sujeito-leitor, O Discurso da escola, Modos de leitura.
Palavras-Chave EN:
Subject-reader, The Discourse of the school, Modes of reading.