Detalhes do Trabalho

Título PT-BR:

UM OLHAR ANALÍTICO SOBRE A LEITURA NA ESCOLA PÚBLICA

Autor:

ROCHA, Vera Sônia de Freitas

Orientador:

Profa. Dra. Ana Cláudia Fernandes Ferreira

Titulação do Orientador:

Mestre

Curso:

Mestrado em Ciências da Linguagem

Tipo de Trabalho:

UM OLHAR ANALÍTICO SOBRE A LEITURA NA ESCOLA PÚBLICA

Assunto:

. Sujeito-leitor . O discurso da escola . Modos de leitura

Ano de Defesa:

2011

Biblioteca:

Unidade Fátima

Área de Concentração:

Linguagem e Sociedade

Linha de Pesquisa:

Língua e ensino

Resumo:

O trabalho aqui apresentado insere-se na linha de pesquisa de Língua e Ensino e visa a investigação dos modos de funcionamento do leitor no Brasil, focando a escola pública, por ser esta a minha área de atuação. Observando o processo de o sujeito se posicionar na perspectiva de leitor, analisam-se suas condições de interpretação, seu modo de se constituir em sujeito leitor, bem como seu modo de (se) significar na Escola. Parto aqui de questões que fazem parte do dia a dia dos docentes: realmente a instituição cuida e exerce seu papel de possibilitar a todo e qualquer discente condições de efetuar seu desenvolvimento como leitor, e como sujeito de sua leitura, já que esta é a função da escola? A partir de uma reflexão pautada em questões desconcertantes aos olhares mais atentos ao aprendizado dos alunos, é possível questionar outros pontos importantes e inevitáveis: a escola tem proporcionado a seus alunos condições para uma boa leitura e compreensão dessa leitura? O trabalho é estabelecido numa perspectiva discursiva e parte do princípio de que é possível oferecer condições para que os alunos desenvolvam uma leitura mais compreensiva, possibilitando-nos conhecer os diversos caminhos que podem ser percorridos pelo aluno para que se chegue a uma leitura que vá além das decodificações de signos. E ainda, tornar possível a compreensão de como o sujeito se transforma em sujeito leitor e sua relação com o mundo. Dividi o corpo do texto em três partes basicamente. A primeira parte é destinada à compreensão de questões relevantes para a Análise do Discurso. Na segunda parte, é tratada uma investigação recorrente das situações cotidianas de sala de aula referentes à leitura, mostra as dificuldades enfrentadas - que talvez venham a ser empecilhos em todas as instituições de Ensino -, mas que, neste trabalho, centram-se na escola pública, que atende uma demanda maior de alunos, vindos de diversas posições sociais. E na terceira parte, encontra-se a conclusão do meu trabalho, que vem abordar de maneira mais concisa os caminhos percorridos nesta pesquisa.

Palavras-Chave PT-BR:

Sujeito-leitor, O Discurso da escola, Modos de leitura.

Palavras-Chave EN:

Subject-reader, The Discourse of the school, Modes of reading.