Detalhes do Trabalho
Título PT-BR:
O QUE ESTÁ POR TRÁS DAS ENTRELINHAS?
Autor:
NUNES, Cleide Donizete Moreira
Orientador:
Prof. Dr. Ronaldo Teixeira Martins
Titulação do Orientador:
Mestre
Curso:
Mestrado em Ciências da Linguagem
Tipo de Trabalho:
O QUE ESTÁ POR TRÁS DAS ENTRELINHAS?
Assunto:
. Avaliação . Leitura . Sentidos . ENEM
Ano de Defesa:
2013
Biblioteca:
Unidade Fátima
Área de Concentração:
Linguagem e Sociedade
Linha de Pesquisa:
Língua e ensino
Resumo:
Este trabalho é resultado de uma pesquisa que buscou responder por que os alunos erram questões de leitura cujas respostas nos parecem óbvias. A pesquisa deriva da aplicação de uma prova diagnóstica envolvendo questões do ENEM para as quais observou-se que o desempenho dos alunos ficava consistentemente abaixo da média, o que descartava a possibilidade de o erro ser derivado de variação de ordem individual. Investigamos, primeiramente, a possibilidade de o erro ser provocado por fatores de ordem social, o que descartamos pela análise dos dados sociográficos da população estudada. Exploramos, em seguida, a possibilidade de o erro ter sido provocado por ambiguidades ou problemas de formulação nas questões, hipótese que também se revelou inadequada, já que as questões não traziam maiores dificuldades. Por fim, consideramos a possibilidade de o erro ter sido causado por uma concepção de "leitura" diferente daquela preconizada pela escola. Para comprovar esta última hipótese, contamos com o dispositivo teórico da Análise de Discurso (AD), a partir do qual consideramos os aspectos discursivos, ideológicos e históricos da leitura, que nos levaram a perceber que a leitura é atravessada por sentidos, que a apreensão desses sentidos está relacionada à maneira com que o leitor se inscreve na língua e na história, e que seria neste modo de inscrição que se observaria a razão do baixo desempenho dos alunos nas questões analisadas.
Palavras-Chave PT-BR:
Avaliação, Leitura, Sentidos, ENEM.
Palavras-Chave EN:
Assessment, Reading, Senses, ENEM.