Detalhes do Trabalho

Título PT-BR:

EXPERIÊNCIA DISCURSIVA NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM DE INGLÊS E ESPANHOL EM TURMAS DO ENSINO FUNDAMENTAL II.

Autor:

REZENDE, Priscila Rangel

Orientador:

Profa. Dra. Maria Onice Payer

Titulação do Orientador:

Mestre

Curso:

Mestrado em Ciências da Linguagem

Tipo de Trabalho:

EXPERIÊNCIA DISCURSIVA NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM DE INGLÊS E ESPANHOL EM TURMAS DO ENSINO FUNDAMENTAL II.

Assunto:

. Língua materna . Língua estrangeira . Subjetividade . Memória discursiva . Oralidade . Escrita

Ano de Defesa:

2013

Biblioteca:

Unidade Fátima

Área de Concentração:

Linguagem e Sociedade

Linha de Pesquisa:

Língua e ensino

Resumo:

Este trabalho encontra suas bases teóricas na Análise do Discurso em sua relação constitutiva com a psicanálise e a história. A pesquisa investiga modos como se dá a relação com a língua estrangeira (inglesa e espanhola) no espaço escolar, centrando a observação em certos modos desta relação capazes de gerar maior curiosidade e, consequentemente, maior interesse do sujeito aprendiz em expressar-se nestas línguas, uma vez que a língua não existe só, mas em um contexto relacional capaz de fazê-la viva, pertencente aos falantes, mesmo no ambiente da escola. Em experiências de ensino-aprendizagem que investiram na necessidade de criar significação aos estudantes em seu envolvimento com a língua, observamos como os sentidos de discurso, língua materna e estrangeira e memória discursiva da língua podem contribuir para tornar o ensino-aprendizado do espanhol e do inglês eficiente e significativo para os alunos. Nesse sentido o trabalho com música e poesia tornou-se o foco das experiências de ensino e das observações da teoria funcionando em uma prática de ensino que foi tomada como objeto de observação. Estudou-se como o envolvimento com a língua estrangeira vai acontecendo de um modo processual, através de trabalhos com música e poesia, em peças de linguagem que são frequentemente apreciadas por estudantes do Ensino Fundamental II no contexto em que pesquisamos (Itajubá, Sul de Minas). Proporcionando aos sujeitos aprendizes atividades com materiais de linguagem com os quais eles se envolvem cotidianamente nesta idade específica, como canto, seleção de letras de músicas, escrita e tradução de poemas e, sobretudo, produção e imitação de vídeo clipes e de clipes-cover, com comparação entre as versões das produções em equipes, a professora-pesquisadora observou que o trabalho com canções é produtivo no ensino de língua estrangeira, por implicar um modo próprio de autoria e interpretação. Portanto, conclui que a sinergia do canto funciona como um elemento facilitador na identificação do aprendiz com a língua estrangeira que a ser ensinada e aprendida.

Palavras-Chave PT-BR:

Língua materna, Língua estrangeira, Subjetividade, Memória discursiva, Oralidade, Escrita.

Palavras-Chave EN:

Language, Foreign language, Subjectivity, Discursive memory, Orality, Writing.