Detalhes do Trabalho

Título PT-BR:

LÍNGUA MATERNA, LÍNGUA NACIONAL E PROCESSOS DE IDENTIFICAÇÃO NA ALFABETIZAÇÃO

Autor:

SOUZA, Cláudia Maria Vasconcelos Novaes de

Orientador:

Profa. Dra. Maria Onice Payer

Titulação do Orientador:

Mestre

Curso:

Mestrado em Ciências da Linguagem

Tipo de Trabalho:

LÍNGUA MATERNA, LÍNGUA NACIONAL E PROCESSOS DE IDENTIFICAÇÃO NA ALFABETIZAÇÃO

Assunto:

. Língua materna . Língua nacional . Identificação . Alfabetização . Estranhamentos

Ano de Defesa:

2010

Biblioteca:

Unidade Fátima

Área de Concentração:

Linguagem e Sociedade

Linha de Pesquisa:

Língua e ensino

Resumo:

O estudo “Língua Materna, Língua Nacional e Processos de Identificação na Alfabetização” se propõe, a partir da Análise do Discurso, observar os processos de identificação da criança-aprendiz com a língua portuguesa, na alfabetização. Através de análises de um conjunto de materiais de linguagem de professores e de crianças em alfabetização coletados em escolas de Pouso Alegre, MG, estudamos certos modos de relação das crianças, bem como de seus professores, com a língua portuguesa. Nesse processo, consideramos as materialidades discursivas e as dimensões de língua materna e de língua nacional. Mais especificamente, foram analisados enunciados com as manifestações verbais das crianças e dos professores alfabetizadores sobre certos estranhamentos seus quanto às materialidades da língua escrita (nacional); assim como certos efeitos do processo histórico de formação da língua nacional brasileira sobre a relação entre criança, professor, língua e ensino. E, consequentemente, nas identificações que ocorrem na inscrição das crianças na língua (escrita). Observa-se como a língua materna dos aprendizes é convocada e interfere nesse processo. Para o sujeito professor, tal relação aparece nos modos como ele media, organizando e desenvolvendo o processo na alfabetização e, na perspectiva da criança-aprendiz, ela aparece em certos modos peculiares de resistência, na identificação com a materialidade da língua e na inscrição na escrita. A pesquisa realizada indica a importância de considerar essas várias materialidades e dimensões da língua, e a relação do sujeito com elas, na mediação do processo educativo na alfabetização. Tal compreensão pode proporcionar que se privilegiem processos menos tensos entre os sujeitos aprendizes, professores e a língua, para a inscrição das crianças na língua nacional, na alfabetização.

Palavras-Chave PT-BR:

Língua materna, Língua nacional, Identificação, Alfabetização, Estranhamentos.

Palavras-Chave EN:

Mother Language, National Language, Identification, Literating, Strangeness.