Detalhes do Trabalho

Título PT-BR:

O PODER DA SUGESTÃO EM ALGUNS ANÚNCIOS PUBLICITÁRIOS

Autor:

BELATO, Naiara Alexsandra Lessa Meneses

Orientador:

Profa. Dra. Mírian dos Santos

Titulação do Orientador:

Mestre

Curso:

Mestrado em Ciências da Linguagem

Tipo de Trabalho:

O PODER DA SUGESTÃO EM ALGUNS ANÚNCIOS PUBLICITÁRIOS

Assunto:

. Semiótica . Gramática especulativa . Sugestão . Publicidade

Ano de Defesa:

2013

Biblioteca:

Unidade Fátima

Área de Concentração:

Linguagem e Sociedade

Linha de Pesquisa:

Análise de discurso

Resumo:

Esta pesquisa situa-se no universo da linguagem publicitária que utiliza de estratégias próprias na produção do sentido. Envolvendo recursos de sugestão, sedução e persuasão, os anúncios publicitários têm por finalidade fisgar o receptor levando à compra de determinado produto anunciado. O sentido da linguagem publicitária fica longe da denotação, pois ele opera com camadas subjacentes de sentido que atravessam sutilmente as relações entre texto e imagem. Essas camadas são criadas muito mais por meio de sugestão do que enunciados explícitos. Isso posto, este trabalho tem como objetivo averiguar o poder da sugestão nas peças publicitárias que trabalham com a personagem dos contos infantis, a Branca de Neve, em diferentes anúncios de diferentes produtos. Para fazer essa investigação, utilizamos alguns conceitos da Semiótica de Charles Sanders Peirce, principalmente da gramática especulativa e nos detivemos no método semiótico de análise que consiste em contemplar, discriminar e generalizar. Centramo-nos na primeira categoria estabelecida por Peirce, sem nos esquecermos de que o primeiro prescinde de um segundo e um segundo prescinde de um terceiro, bem como a sugestão, a sedução e a persuasão se baseiam nas categorias peirceanas. As categorias não são estanques, da mesma forma como não são a sugestão, a sedução e a persuasão.

Palavras-Chave PT-BR:

Semiótica, Gramática especulativa, Sugestão, Publicidade.

Palavras-Chave EN:

Semiotics, Speculative Grammar, Suggestion, Advertisement.