Detalhes do Trabalho

Título PT-BR:

A REDAÇÃO NO (E DO) ENEM: O DIZER E O SILENCIAR

Autor:

SIMÕES, Stella Maris Rodrigues

Orientador:

Profa. Dra. Eni de Lourdes Puccinelli Orlandi

Titulação do Orientador:

Mestre

Curso:

Mestrado em Ciências da Linguagem

Tipo de Trabalho:

A REDAÇÃO NO (E DO) ENEM: O DIZER E O SILENCIAR

Assunto:

. Discurso . ENEM . Redação . Dizer . Silêncio

Ano de Defesa:

2014

Biblioteca:

Unidade Fátima

Área de Concentração:

Linguagem e Sociedade

Linha de Pesquisa:

Análise de discurso

Resumo:

Buscando refletir sobre os sentidos circulantes e silenciados na proposta de redação do Exame do Ensino Médio, constituiu-se este trabalho em Análise do Discurso. Tomou-se como corpus de pesquisa textos atados como bloco-de-memória a ser lido pelo aluno antes de se significar como autor da redação. Pensou-se também nas condições de produção do ENEM, na relação do sujeito-aluno com o saber, na função autor e no efeito-leitor, e na formulação do tema de redação. Após o percurso, percebeu-se que, o sujeito-aluno, antes mesmo de se significar como autor em uma prova de redação, é atravessado por sentidos já-ditos pelo (e no) discurso pedagógico e na formação discursiva dominante capitalista, e, que, pela figura do porta-voz-silenciador INEP, é chamado a fazer circular os sentidos oferecidos no bloco-de-memória, ainda que imaginariamente figure como a origem de seu dizer

Palavras-Chave PT-BR:

Discurso, ENEM, Redação, Dizer, Silêncio.

Palavras-Chave EN:

Discourse, ENEM, Text, Saying, Silencing.