Detalhes do Trabalho

Título PT-BR:
O PAPEL DA MEMÓRIA DISCURSIVA NA LEITURA Crônicas de Clarice Lispector lidas por alunos do Ensino Médio

Autor:
SILVA, Luciana Fernanda da

Orientador:
Profa. Dra. Maria Onice Payer

Titulação do Orientador:
Mestre

Curso:
Mestrado em Ciências da Linguagem

Tipo de Trabalho:
O PAPEL DA MEMÓRIA DISCURSIVA NA LEITURA Crônicas de Clarice Lispector lidas por alunos do Ensino Médio

Assunto:
. Memória discursiva . Leitura . Sentidos

Ano de Defesa:
2012

Biblioteca:
Unidade Fátima

Área de Concentração:
Linguagem e Sociedade

Linha de Pesquisa:
Análise de discurso

Resumo:
Nosso trabalho consiste de uma análise discursiva do papel da memória discursiva na leitura de crônicas de Clarice Lispector por alunos de Ensino Médio. Buscamos compreender o papel da memória nos gestos de leitura, que efeitos de sentido os gestos de leitura, pela memória discursiva, produzem no sujeito leitor e como as diferentes materialidades da língua presentes no texto interferem nesses efeitos. Na montagem da pesquisa e do corpus, propusemos a alunos do 3º ano do Ensino Médio da Escola Estadual João Ribeiro de Carvalho, Conceição dos Ouros – MG, após a leitura de crônicas de Clarice em oficinas de leitura, produções escritas sobre os efeitos de sentidos por elas produzidos. Considerando a memória discursiva, a leitura e a relação entre elas, analisamos as produções dos alunos, observando os efeitos materiais da leitura . Em seus textos, observamos diferentes modos de leitura. Um deles aparece através dos vestígios linguüístico-discursivos de modos cristalizados da leitura mais próprios do discurso escolar, onde se observa o esquema didático pergunta/resposta funcionando como pressuposto da relação estabelecida pelo aluno com o texto, como nos enunciados pautados no verbo de definição (ser) e nos textos iniciados pela conjunção explicativa (que). Outro funcionamento aparece quando fortes marcas de memórias discursivas outras, presentes na historicidade dos alunos, vêm participar de sua relação com o texto. Notamos que nesse segundo modo de ler, a memória discursiva constitutiva possibilita aos alunos o abandono ou a ultrapassagem da repetição escolar e a produção de novos sentidos, deixando de ser repetidores para se tornarem sujeitos-leitores. E, por consequência, sujeitos-escritores. Concluímos, assim, o quão grande e importante é o papel da memória discursiva na leitura e o quanto é necessária a derrubada dos muros e limites escolares, para que sentidos significativos aos alunos, que circulam fora da escola, em suas histórias, possam também fazer parte da leitura e, no contato com os textos, possibilitar a efetiva produção de sentidos novos em cada nova leitura.

Palavras-Chave PT-BR:
Memória Discursiva, Leitura, Sentidos.

Palavras-Chave EN:
Discourse Memory, Reading, Senses.