Detalhes do Trabalho
Título PT-BR:
A LÍNGUA ESTRANGEIRA NAS LEIS EDUCACIONAIS: MOVIMENTOS E SENTIDOS
Autor:
SANTOS, Caroline Ferreira Cunha
Orientador:
Prof. Dr. Lauro José Siqueira Baldini
Titulação do Orientador:
Mestre
Curso:
Mestrado em Ciências da Linguagem
Tipo de Trabalho:
A LÍNGUA ESTRANGEIRA NAS LEIS EDUCACIONAIS: MOVIMENTOS E SENTIDOS
Assunto:
. Língua estrangeira . Legislação educacional . Análise de discurso
Ano de Defesa:
2013
Biblioteca:
Unidade Fátima
Área de Concentração:
Linguagem e Sociedade
Linha de Pesquisa:
Língua e ensino
Resumo:
Este trabalho tem por objetivo compreender os movimentos e os sentidos produzidos pelo modo como a língua estrangeira vem se inscrevendo na legislação educacional brasileira. Tem como base teórica a Análise de Discurso filiada a Michel Pêcheux, e, inicialmente, são apresentadas algumas noções relativas a essa teoria. Para melhor compreensão das condições de produção, parte-se, então, para um rápido percurso da questão linguística no Brasil desde a colonização até o sec. XX, sempre atentando para as leis que regulamentavam o sistema educacional. O foco desta pesquisa são as LDBs de 1961, de 1971 e de 1996 no que tange ao ensino de língua estrangeira. Apresenta uma análise acerca da designação das línguas na legislação partindo do Decreto nº 981 de 1890, passando por decretos, reformas e leis até a LDB de 1996. Expõe também os efeitos de sentido em relação ao caráter opcional atribuído à língua estrangeira, e o efeito de evidência relacionado ao inglês como língua estrangeira.
Palavras-Chave PT-BR:
Língua estrangeira, Legislação educacional, Análise de discurso.
Palavras-Chave EN:
Foreign language, Educational laws, Discourse Analysis.