Detalhes do Trabalho

Título PT-BR:

A LÍNGUA ESTRANGEIRA NAS LEIS EDUCACIONAIS: MOVIMENTOS E SENTIDOS

Autor:

SANTOS, Caroline Ferreira Cunha

Orientador:

Prof. Dr. Lauro José Siqueira Baldini

Titulação do Orientador:

Mestre

Curso:

Mestrado em Ciências da Linguagem

Tipo de Trabalho:

A LÍNGUA ESTRANGEIRA NAS LEIS EDUCACIONAIS: MOVIMENTOS E SENTIDOS

Assunto:

. Língua estrangeira . Legislação educacional . Análise de discurso

Ano de Defesa:

2013

Biblioteca:

Unidade Fátima

Área de Concentração:

Linguagem e Sociedade

Linha de Pesquisa:

Língua e ensino

Resumo:

Este trabalho tem por objetivo compreender os movimentos e os sentidos produzidos pelo modo como a língua estrangeira vem se inscrevendo na legislação educacional brasileira. Tem como base teórica a Análise de Discurso filiada a Michel Pêcheux, e, inicialmente, são apresentadas algumas noções relativas a essa teoria. Para melhor compreensão das condições de produção, parte-se, então, para um rápido percurso da questão linguística no Brasil desde a colonização até o sec. XX, sempre atentando para as leis que regulamentavam o sistema educacional. O foco desta pesquisa são as LDBs de 1961, de 1971 e de 1996 no que tange ao ensino de língua estrangeira. Apresenta uma análise acerca da designação das línguas na legislação partindo do Decreto nº 981 de 1890, passando por decretos, reformas e leis até a LDB de 1996. Expõe também os efeitos de sentido em relação ao caráter opcional atribuído à língua estrangeira, e o efeito de evidência relacionado ao inglês como língua estrangeira.

Palavras-Chave PT-BR:

Língua estrangeira, Legislação educacional, Análise de discurso.

Palavras-Chave EN:

Foreign language, Educational laws, Discourse Analysis.