Detalhes do Trabalho

Título PT-BR:

O POÉTICO (RE)CLAMA O SENTIDO: A MATERIALIDADE DA LÍNGUA NAS REDAÇÕES DE VESTIBULANDOS

Autor:

RODRIGUES, Mônica Fernandes

Orientador:

Prof. Dr. João Baptista de Almeida Júnior

Titulação do Orientador:

Mestre

Curso:

Mestrado em Ciências da Linguagem

Tipo de Trabalho:

O POÉTICO (RE)CLAMA O SENTIDO: A MATERIALIDADE DA LÍNGUA NAS REDAÇÕES DE VESTIBULANDOS

Assunto:

. Análise de discurso . Língua e ensino . Autoria . Poeticidade . Redação de vestibular

Ano de Defesa:

2013

Biblioteca:

Unidade Fátima

Área de Concentração:

Linguagem e Sociedade

Linha de Pesquisa:

Língua e ensino

Resumo:

Esta dissertação analisa o funcionamento da linguagem nas práticas de redação de vestibular. Objetiva mostrar como o efeito poético, percebido na materialidade da língua e considerado na perspectiva discursiva, se relaciona com a autoria e é responsável pelo efeito de organização e unidade textual das redações. Partiu-se da constatação de uma contradição entre o ensino de redação praticado nas escolas e cursinhos, quase que exclusivamente de paráfrases, e os parâmetros de qualificação das redações, divulgados em manuais de redação de grandes vestibulares, que operam efeitos poéticos, isto é, constroem redes polissêmicas de múltiplos sentidos, discursivamente transgressores (ORLANDI, 2008a). O trabalho é relevante para a compreensão dos mecanismos de controle do sujeito-aprendiz em relação aos sentidos, na produção de texto no vestibular, levando a uma reflexão sobre a aprendizagem da língua escrita, para que esta não aconteça na mesma medida em que se apaga/silencia esse sujeito. Teoricamente, passamos pelas aproximações conceituais de efeito poético, de alguns autores da Linguística (Jakobson, Barthes e Eco), para situarmos sua definição no âmbito da Análise de Discurso (Pêcheux e Orlandi). O corpus foi composto, sob um recorte temporal, de 15 redações selecionadas do ano de 2010 dos manuais de vestibular da Unicamp e PUC-Campinas. Nele destacamos processos linguísticos que significassem o efeito poético – metáforas, imagens, jogos de palavras e dicotomia – presentes na superfície material do texto ou equivalentes a esta forma material estrutural, que o tornam linguisticamente criativo e discursivamente polissêmico. Com a pesquisa esperamos mostrar como o efeito poético pode iniciar o trabalho de inscrição efetiva de vestibulandos em posições-sujeito de discursos, onde o efeito-autor é despertado, a despeito das tentativas do ensino em padronizar/formatar um modelo automatizado de redação.

Palavras-Chave PT-BR:

Análise de Discurso, Língua e Ensino, Autoria, Poeticidade, Redação de Vestibular.

Palavras-Chave EN:

Discourse Analysis, Language and Teaching, Author, Poeticity, Vestibular Writing.