Detalhes do Trabalho
Título PT-BR:
O POÉTICO (RE)CLAMA O SENTIDO: A MATERIALIDADE DA LÍNGUA NAS REDAÇÕES DE VESTIBULANDOS
Autor:
RODRIGUES, Mônica Fernandes
Orientador:
Prof. Dr. João Baptista de Almeida Júnior
Titulação do Orientador:
Mestre
Curso:
Mestrado em Ciências da Linguagem
Tipo de Trabalho:
O POÉTICO (RE)CLAMA O SENTIDO: A MATERIALIDADE DA LÍNGUA NAS REDAÇÕES DE VESTIBULANDOS
Assunto:
. Análise de discurso . Língua e ensino . Autoria . Poeticidade . Redação de vestibular
Ano de Defesa:
2013
Biblioteca:
Unidade Fátima
Área de Concentração:
Linguagem e Sociedade
Linha de Pesquisa:
Língua e ensino
Resumo:
Esta dissertação analisa o funcionamento da linguagem nas práticas de redação de vestibular. Objetiva mostrar como o efeito poético, percebido na materialidade da língua e considerado na perspectiva discursiva, se relaciona com a autoria e é responsável pelo efeito de organização e unidade textual das redações. Partiu-se da constatação de uma contradição entre o ensino de redação praticado nas escolas e cursinhos, quase que exclusivamente de paráfrases, e os parâmetros de qualificação das redações, divulgados em manuais de redação de grandes vestibulares, que operam efeitos poéticos, isto é, constroem redes polissêmicas de múltiplos sentidos, discursivamente transgressores (ORLANDI, 2008a). O trabalho é relevante para a compreensão dos mecanismos de controle do sujeito-aprendiz em relação aos sentidos, na produção de texto no vestibular, levando a uma reflexão sobre a aprendizagem da língua escrita, para que esta não aconteça na mesma medida em que se apaga/silencia esse sujeito. Teoricamente, passamos pelas aproximações conceituais de efeito poético, de alguns autores da Linguística (Jakobson, Barthes e Eco), para situarmos sua definição no âmbito da Análise de Discurso (Pêcheux e Orlandi). O corpus foi composto, sob um recorte temporal, de 15 redações selecionadas do ano de 2010 dos manuais de vestibular da Unicamp e PUC-Campinas. Nele destacamos processos linguísticos que significassem o efeito poético – metáforas, imagens, jogos de palavras e dicotomia – presentes na superfície material do texto ou equivalentes a esta forma material estrutural, que o tornam linguisticamente criativo e discursivamente polissêmico. Com a pesquisa esperamos mostrar como o efeito poético pode iniciar o trabalho de inscrição efetiva de vestibulandos em posições-sujeito de discursos, onde o efeito-autor é despertado, a despeito das tentativas do ensino em padronizar/formatar um modelo automatizado de redação.
Palavras-Chave PT-BR:
Análise de Discurso, Língua e Ensino, Autoria, Poeticidade, Redação de Vestibular.
Palavras-Chave EN:
Discourse Analysis, Language and Teaching, Author, Poeticity, Vestibular Writing.